A Rússia está aguardando a “declaração importante” que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que fará na próxima segunda-feira (7), disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta sexta-feira (11).
Em uma entrevista, Trump falou à NBC News na quinta-feira (10) que declarará algo importante sobre a Rússia na segunda-feira (7), sem detalhar.
Nos últimos dias, o republicano expressou uma frustração com o presidente russo, Vladimir Putin, em relação ao conflito com a Ucrânia.
Quando perguntado sobre as novas entregas de armas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para Kiev, Peskov chamou isso de “apenas negócios”, já que a Ucrânia já estava recebendo armas antes desse desdobramento.
Donald Trump fechou um acordo com a organização na quinta-feira (10) para enviar ajuda militar à Ucrânia através da aliança.
Mark Rutte, chefe da Otan, afirmou que conversou com o líder americano e que ambos trabalham para estreitar a colaboração e levar a ajuda que a Kiev precisa.
O secretário de Estado Marco Rubio também disse que Estados Unidos estão conversando “ativamente” com países europeus sobre o compartilhamento de mísseis Patriot com a Ucrânia.
As duas nações estão em conflito desde fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia em larga escala.
A guerra continua até hoje, sendo marcada por violência e mortes de civis dos dois lados.
Fonte: CNN Brasil