A megafábrica da Tesla na cidade alemã de Grünheide foi atingida por um incêndio nesta quinta-feira (21/8). A fabricante de carros elétricos é uma das empresas de propriedade do bilionário Elon Musk, o homem mais rico do mundo.
Segundo informações da imprensa local, a fábrica teve de ser totalmente evacuada. O incêndio atingiu, principalmente, a área de fabricação de pacotes de baterias, mas já foi controlado.
Não é a primeira vez que a fábrica da Tesla na Alemanha é atingida por um incêndio. Em março do ano passado, a companhia teve de interromper as operações após um ataque criminoso reivindicado por um grupo de ativistas.
A megafábrica da Tesla em Grünheide foi inaugurada em março de 2022 – foi o primeiro centro de manufatura da empresa na Europa. Desde a inauguração e até março de 2025, foram fabricados 500 mil veículos no local, segundo a Tesla.
Ações e vendas da Tesla
Até o momento, o incêndio não impactou fortemente o desempenho das ações da Tesla negociadas em Nova York. Pela manhã, os papéis da empresa de Elon Musk recuavam 0,15%, cotadas a US$ 323,41 nas negociações de pré-mercado na bolsa Nasdaq. No acumulado deste ano, as ações da Tesla recuaram cerca de 20%.
No primeiro semestre, as vendas da Tesla na Europa caíram 44%, de acordo com dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.
Recentemente, Musk participou do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) – mas acabou se desentendendo com Trump, com quem trocou ataques após anunciar a criação de um novo partido político nos EUA.
Fonte: Metrópoles