O senador e pré-candidato à Presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay,de 39 anos, apresentou uma “resposta clínica favorável e estável”, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (14/7), pela Fundação Santa Fe. Ele permanece internado há cinco semanas após ser alvo de um atentado a tiros em Bogotá.
Uribe foi baleado na cabeça e na perna durante um comício. O ataque foi registrado por câmeras de segurança e celulares de testemunhas que estavam presentes no evento.
Estado grave
Apesar da melhora clínica, o político continua em estado grave: está sedado, com ventilação mecânica, e segue em cuidados intensivos, com prognóstico reservado.
“Nos últimos dias, o paciente apresentou uma resposta clínica favorável e estável, evidenciada tanto nos exames de imagem recentes realizados quanto na resposta às intervenções cirúrgicas e médicas. Nesse contexto, e como parte do processo de cuidado integral, foi iniciado o protocolo de neurorreabilitação”, alegou o hospital.
Segundo a equipe médica, ele passa por monitoramento neurológico e hemodinâmico constante e será submetido a um processo de neuroreabilitação.
Informações sobre o ataque
- O senador e pré-candidato à presidência Uribe Turbay sofreu um ataque durante um discurso, na tarde de 7/6.
- O atirador seria um jovem de 15 anos, contratado para realizar o assassinato e Uribe. Após efetuar o disparo a poucos metros do candidato, ele foi perseguido pelos seguranças do senador e ferido na perna.
- Sem conseguir fugir, foi capturado pela polícia e levado à Clínica Colômbia para tratamento.
- O adolescente utilizou uma Glock, um tipo de pistola semiautomática que permite disparar vários tiros em um tempo muito curto.
O senador passou por múltiplas cirurgias, incluindo um procedimento de emergência após um sangramento cerebral identificado em 16 de junho.
“Isso muda tão rápido e é tão difícil, que eu nem pergunto mais o que vai acontecer amanhã”, afirmou a esposa de Uribe, María Claudia Tarazona, em entrevista à emissora Caracol. “Vejo o Miguel com vida, seu corpo quente, o coração batendo, a respiração… e com isso eu fico a cada dia.”
O atentado chocou o país e mobilizou uma ampla operação de investigação. Até o momento, cinco pessoas foram presas por suposta participação no crime, incluindo o atirador, um adolescente, de 15 anos.
No início de julho, foi capturado Elder José Arteaga Hernández, conhecido como “El Costeño”, apontado pelas autoridades como peça-chave na logística do ataque e elo para chegar aos autores intelectuais.
A motivação do atentado ainda não foi esclarecida. Uribe é filiado ao partido de direita Centro Democrático e é uma das principais vozes da oposição na Colômbia.
Fonte: Metrópoles