O papa Leão XIV se reuniu nesta quarta-feira (9) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Castel de Gandolfo, uma pequena cidade italiana nas colinas, não muito longe de Roma, onde o líder católico está passando férias de duas semanas.
O pontífice disse ao líder ucraniano que o Vaticano está disposto a sediar negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, informou o Vaticano em um comunicado.
Os dois também discutiram “a necessidade urgente de uma paz justa e duradoura”, segundo o comunicado.
Zelensky está na Itália para participar de uma conferência nos dias 10 e 11 de julho dedicada à recuperação da Ucrânia e à reconstrução de longo prazo após a invasão da Rússia.
O Vaticano não informou quanto tempo durou o encontro entre Leão e Zelensky. O Vaticano divulgou um vídeo que mostra Leão XIII perguntando a Zelensky “Como vão as coisas?”, em inglês, enquanto os dois estavam sentados juntos em uma grande sala.
Leão, que fez do apelo pela paz em conflitos mundiais um tema central de seu papado, encontrou-se anteriormente com Zelensky no Vaticano em 18 de maio.
Telefone a Putin
O papa falou ao telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, em 4 de junho. O Vaticano afirmou que Leão pediu a Putin que tomasse medidas concretas para pôr fim à sangrenta guerra de três anos da Rússia contra a Ucrânia.
O presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu em maio que Leão se ofereceu para sediar as negociações de paz entre Ucrânia e Rússia, mas o papa não confirmou a possibilidade de tal cúpula.
Autoridades russas falaram anteriormente à Reuters que não enxergam o Vaticano como um local sério para negociações, pois a Santa Sé está cercada pela Itália, membro da Otan, que apoia a Ucrânia e aplica sanções contra a Rússia por fazer parte da União Europeia.
Fonte: CNN Brasil