O papamóvel usado pelo papa Francisco durante visita a Belém, na Cisjordânia, em 2014, foi transformado e será usado como clínica móvel para crianças da Faixa de Gaza. O veículo foi apresentado nessa terça-feira (25/11) e atende ao último pedido do pontífice, que morreu em abril deste ano.
Durante evento de apresentação da clínica móvel, em Belém, na Cisjordânia, o cardeal Anders Arborelius, bispo de Estocolmo, abençoou o “veículo da esperança”. “Este veículo é um testemunho: o mundo não esqueceu das crianças de Gaza. Não é apenas um veículo: é uma mensagem de compaixão, dignidade e esperança”, disse em coletiva de imprensa.
Confira imagens do Papamóvel:
No entanto, o Papamóvel ainda não tem data para chegar à Gaza. Isso ocorre porque o governo de Israel precisa autorizar a entrada do veículo e a atuação da equipe médica.
Último pedido
Nos últimos meses de vida, o papa Francisco procurou a organização Caritas Jerusalém e fez o pedido. A instituição é a representante da Igreja Católica para ajuda humanitária na Palestina e em Israel. Foram investidos US$ 15 mil (cerca de R$ 80 mil) na adaptação do veículo.
De acordo com a organização, foram instalados no papamóvel equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento de patologias, incluindo testes rápidos de infecção, instrumentos para diagnosticar enfermidades, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos vitais. O veículo também contará com médicos e profissionais de saúde e chegará às crianças nos ângulos mais isolados de Gaza.
A clínica será capaz de realizar até 200 consultas por dia. Os pacientes vão sentar na cadeira do pontífice durante o atendimento.
Em um comunicado à imprensa, Peter Brune, secretário-geral da Caritas, escreveu que “com o veículo, poderemos chegar às crianças que hoje não têm acesso a cuidados de saúde, às crianças feridas e desnutridas”. “Esta é uma intervenção concreta e que salva vidas em um momento em que o sistema de saúde de Gaza entrou em colapso quase total”, acrescentou.
O Caritas informou que já enviou todas as documentações necessárias para que as autoridades israelenses autorizem a entrada do veículo em Gaza. Até o momento, Israel não respondeu e a equipe aguarda uma resposta para iniciar a operação médica.
O papa Francisco morreu, aos 88 anos, na madrugada do dia 21 de abril deste ano, em na residência oficial, na Casa Santa Marta, no Vaticano. O pontífice ficou internado por cerca de 40 dias após ser diagnosticado com pneumonia dupla. A última aparição pública dele foi no Domingo de Páscoa, quando abençoou fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Fonte: Metrópoles




