A modelo dinamarquesa Victoria Kjær, 21, foi escolhida neste sábado (16/11) a Miss Universo 2024. A disputa ocorreu na Cidade do México e foi a 73ª edição do concurso.
É a primeira vez que a Dinamarca leva o título de Miss Universo. Victoria Kjær, a escolhida, é uma empresária do pequeno município de Søborg, no sul do país, que possui menos de 300 habitantes. Formada em marketing, ela trabalha com venda de diamantes e é bailarina.
Na competição, ela defendeu as causas de promoção da saúde mental, afirmando já ter enfrentado a depressão, e disse que tem o sonho de cursar direto na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
O Miss Universo 2024
Ao todo, 130 misses se enfrentaram na disputa. Em segundo lugar, ficou a Miss Nigéria, Chidimma Adetshina. Na terceira posição, a representante do México, Maria Fernanda Beltran; em quarto, a tailandesa Suchata Chuangsri e, em quinto, a venezuelana Ileana Márquez.
A representante do Brasil, Luana Cavalcante, 25, foi eliminada na primeira etapa e não chegou a se qualificar para o top 30. É o quarto ano seguido que o Brasil é eliminado na fase inicial. Somente duas brasileiras, até hoje, conseguiram vencer o Miss Universo, em 1963 e 1968. A última melhor posição foi em 2020, quando o país ficou na vice-liderança.
Embora o concurso de 2024 tenha sido elogiado por ser mais inclusivo, permitindo pela primeira vez a competição de mulheres acima de 28 anos, casadas ou mães, a escolha de Victoria Kjaer foi criticada nas redes sociais por representar o mesmo perfil que vem sendo premiado majoritariamente no concurso.
Com informações do Metrópoles