O cidadão israelense-americano Edan Alexander, de 21 anos, foi libertado do cativeiro pelo Hamas nesta segunda-feira (12/5). O jovem havia sido sequestrado pelo grupo terroristas e estava preso desde o ataque de 7 de outubro de 2023.
As Forças de Defesa de Israel confirmaram que ele foi entregue à Cruz Vermelha — organização humanitária neutra e independente — em Gaza. Edan foi capturado enquanto servia em uma unidade de elite perto de Gaza.
O chefe exilado do Hamas em Gaza, Khalil al-Hayya, disse, no fim de semana, em nota, que, “como parte dos esforços envidados pelos irmãos mediadores para alcançar um cessar-fogo, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) tem mantido contato com o governo dos EUA nos últimos dias, demonstrando um alto nível de positividade, e irá libertar o soldado israelense com dupla cidadania americana Edan Alexander como parte das medidas tomadas para um cessar-fogo, reabrir as fronteiras e entregar ajuda e alívio ao nosso povo na Faixa de Gaza”.
O anúncio da libertação do refém foi feito pouco antes de o presidente dos EUA, Donald Trump, visitar o Oriente Médio, na semana passada. Trump disse que não planeja visitar Israel.
Segundo dados do governo israelense, das 251 pessoas sequestradas em Israel nos ataques de 7 de outubro, 58 continuam em cativeiro em Gaza, incluídas 34 declaradas mortas pelo Exército israelense.
Entenda a libertação
Criado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, Edan se mudou para Israel com 18 anos para servir nas forças de defesa do país. Ele estava prestando serviço militar em uma base próxima à fronteira de Gaza e foi capturado durante o ataque de Hamas.
No domingo, Trump fez uma postagem no Truth Social e repostou no X comentando a libertação do refém.
“Estou feliz em anunciar que Edan Alexander, um cidadão americano que foi mantido como refém desde outubro de 2023, está voltando para sua família. Sou grato a todos os envolvidos em tornar esta notícia monumental realidade. Este foi um passo dado de boa-fé em direção aos Estados Unidos e aos esforços dos mediadores — Catar e Egito — para pôr fim a esta guerra brutal e devolver todos os reféns vivos e permanecer com seus entes queridos. Esperançosamente, este é o primeiro desses passos finais necessários para acabar com este conflito brutal. Aguardo ansiosamente esse dia de celebração” , escreveu.
Recepção de Eden
Nesta segunda-feira (12/5), uma multidão se reuniu para assistir a uma transmissão ao vivo da libertação de Edan. A população está acompanhando a live na Praça dos Reféns, em Tel Aviv, Israek, e em Tenafly, Nova Jersey.
A transmissão mostra o jovem sendo levado para a base aérea de Re’im, no sul de Israel, para uma avaliação inicial. Depois disso, Eden provavelmente se reunirá com a família no local, e será levado de helicóptero ao hospital para mais exames.
Segundo a imprensa americana, é possível ver pessoas agitando bandeiras e cartazes pedindo que ele seja levado para casa.
Fonte: Metrópoles