A cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, amanheceu neste sábado (25/10) sob fortes inundações após um temporal intenso que atingiu diversas regiões desde a noite de sexta-feira (24/10). Em apenas duas horas, entre 5h e 7h, foram registrados mais de 100 milímetros de chuva, provocando alagamentos generalizados, queda de energia, colapso no trânsito e uma morte, até o momento.
O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) havia emitido alerta laranja para chuvas intensas e persistentes, além de aviso amarelo por ventos que chegaram a 75 km/h. Segundo o órgão, a quantidade de chuva superou a média prevista para todo o mês em várias áreas da capital. Em Villa Devoto, por exemplo, o acumulado chegou a 155 milímetros.
Os bairros mais atingidos foram Villa Urquiza, Villa Devoto, Villa Pueyrredón, Liniers, Santa Rita e Saavedra, onde moradores relataram água alcançando os pneus dos carros e os tornozelos dos pedestres. O Arroio Medrano, que deságua no Rio da Prata, subiu 142% e atingiu mais de cinco metros de altura.
Rodovias como a Panamericana, General Paz e Buenos Aires-La Plata também registraram trechos alagados, deixando motoristas presos e pedestres tentando atravessar com a água na cintura. Uma morte foi confirmada na região de General Paz.
Defesa Civil mobiliza operação de emergência
As equipes de Defesa Civil, Trânsito, Segurança e Serviços de Emergência foram mobilizadas pelo governo da cidade para conter os impactos. Na província de Buenos Aires, famílias precisaram ser evacuadas em Salto, e a região metropolitana de San Martín segue como uma das mais afetadas, com ruas alagadas e postes de energia caídos.
De acordo com o Ente Nacional Regulador de la Electricidad (ENRE), mais de 20 mil usuários ficaram sem energia elétrica: 17 mil atendidos pela Edesur e 3,6 mil pela Edenor.
Voos atrasados e alerta para a população
O temporal também afetou o funcionamento do Aeroporto Jorge Newbery, onde diversos voos foram atrasados. Apesar dos transtornos, não houve cancelamentos até o momento.
O SMN orientou a população a permanecer em locais seguros, evitar contato com a água e desligar a energia elétrica em caso de risco de inundação. A previsão indica que as chuvas devem diminuir por volta das 13h e cessar completamente à tarde, embora o céu continue nublado e a umidade permaneça elevada, em torno de 89%.
Fonte: Metrópoles

