Um forte terremoto, com magnitude 6,0, matou ao menos 812 pessoas em uma região montanhosa e de difícil acesso no leste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão, na noite deste domingo (31/8).
O que aconteceu?
- Um forte terremoto, com magnitude 6,0, matou mais de 80o pessoas em uma região montanhosa e de difícil acesso no leste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão, na noite desse domingo (31/8).
- O Talibã já pediu ajuda da comunidade internacional para o resgate das vítimas. A maioria das estradas da região mais atingida foi danificada e haveria apenas 4 helicópteros cuidando do socorro aos feridos, que estão sendo levados a hospitais próximos.
- O tremor foi sentido em locais como Islamabad, capital do Paquistão, e Delhi, na Índia.
Mais de 2,8 mil feridos foram reportados pelas equipes de socorro. O tremor arrasou várias vilas na província de Kunar, informou o Talibã, que governa o país desde 2021, quando os Estados Unidos deixaram a região. Após o primeiro e mais forte, ao menos outros cinco tremores aconteceram na região, onde é comum a ocorrência de terremotos.
O Talibã já pediu ajuda da comunidade internacional para o resgate das vítimas. A maioria das estradas da região mais atingida foi danificada e haveria apenas 4 helicópteros cuidando do socorro aos feridos, que estão sendo levados a hospitais próximos.Play Video
O tremor foi sentido em locais como Islamabad, capital do Paquistão, e Delhi, na Índia.
Esse já é o terremoto mais mortal no Afeganistão desde junho de 2022, quando tremores mataram ao menos mil pessoas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) no Afeganistão se manifestou informando que “está profundamente consternada com o devastador terremoto que atingiu a região leste do país”. “Nossas equipes estão em campo, prestando assistência emergencial e apoio vital. Nossos pensamentos estão com as comunidades afetadas”, diz o texto.
Fonte: Metrópoles