O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai elevar a tarifa sobre exportações da Índia por conta de negócios entre o governo de Narendra Modi e a Rússia. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (4/8), em uma publicação na rede social Truth, que pertence ao próprio Trump.
Segundo o líder norte-americano, a Índia não está apenas comprando o petróleo russo, como também revendendo o combustível no mercado internacional — o que contraria sanções dos EUA contra o país liderado por Vladimir Putin.
“Eles não se importam com quantas pessoas estão sendo mortas na Ucrânia pela máquina de guerra russa”, escreveu Trump. “Por isso, aumentarei substancialmente a tarifa pega pela Índia aos EUA”.
Atualmente, a Índia já enfrenta uma taxa de 25% imposta pelo presidente dos EUA no fim de julho. A medida, segundo Trump, é uma retaliação contra a compra de energia e equipamentos militares da Rússia por parte dos indianos.
Trump não deixou claro qual será a nova alíquota imposta sobre os produtos da Índia, que assim como Brasil e Rússia integra os Brics.
O bloco de economias emergentes tem sido alvo de críticas do presidente dos EUA, que acusa os Brics de tentar prejudicar os interesses norte-americanos.
Fonte: Metrópoles