O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a taxação comercial imposta aos países estão sendo efetivas e impactando drasticamente no futuro da economia dos EUA. A declaração foi feita nesta quinta-feira (31/7), em uma postagem na sua rede Truth social, na véspera das nações do mundo serem taxadas, neste mês de agosto.
Ainda na postagem, Trump enfatiza que as tarifas tornaram os EUA “grandes e ricos novamente”.
“As tarifas estão tornando os Estados Unidos GRANDE E RICOS novamente. Elas foram usadas com sucesso contra os EUA por décadas e, somadas a políticos realmente idiotas, patéticos e corruptos, estão tendo um impacto devastador no futuro e até mesmo na sobrevivência do nosso país”, afirmou Trump.
As importações de pelo menos 25 países enfrentarão tarifas a partir deste mês de agosto, conforme anunciado pelo líder político norte americano. Para as nações que não tentaram fechar um negócio comercial, Trump irá impôr uma tarifa na faixa de 15% a 20%.
No último comunicado, a Casa Branca disse ter firmado tratados com Reino Unido, Vietnã, Indonésia, Filipinas e Japão, além de estabelecer acordo preliminar com a China. Ainda na postagem, Trump afirma que as tarifas movimentam a economia do país dando a entender que, agora, as indústrias nacionais dos EUA vão se fortalecer.
“Agora, a maré virou completamente, e os Estados Unidos neutralizaram com sucesso esse ataque de tarifas contra eles. Há um ano, os Estados Unidos era um país morto, agora, é o país “mais quente” do mundo. Parabéns a todos!”, escreveu o presidnete dos EUA, no Thruth Social.
Entre as nações, se encontra o Brasil com uma retaliação econômica mais branda do que era previsto, visto que 694 produtos brasileiros foram isentos da tarifa de 50%. Duas das principais exportações brasileiras aos Estados Unidos, no entanto, seguem na lista de produtos que serão tarifados.
Em uma outra postagem, Trump escreve “Make America Great Again”, reiterando seu compromisso com o movimento MAGA, que significa em português “Faça a América Grande Novamente”. A organização política de extrema direita preza pela exaltação do nacionalismo e uma visão de economia protecionista.
Fonte: Metrópoles