O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou, neste domingo (4/5), que quer reconstruir e reabrir a prisão de Alcatraz, uma das mais famosas do país. A antiga penitenciária de segurança máxima ficou conhecida como A Rocha e foi construída em uma ilha no meio da Baía de São Francisco, no estado da Califórnia.
Alcatraz foi fechada oficialmente em 1963, entre outros motivos, pelo alto custo de manutenção, uma vez que qualquer movimentação ou fornecimento de suprimentos precisava ser feito por mar. Hoje, é uma das principais atrações turísticas da região.
Trump afirmou que seriam enviados para Alcatraz “os criminosos mais implacáveis e violentos” como um “símbolo de lei, ordem e justiça”.
“Quando éramos uma nação mais séria, no passado, não hesitávamos em trancar os criminosos mais perigosos e mantê-los bem longe de quem pudessem prejudicar. É assim que deveria ser”, escreveu o presidente nas redes sociais.
A prisão de Alcatraz fez parte, por décadas, do imaginário dos Estados Unidos. Chegou a ser retratada no cinema em filmes como Fuga de Alcatraz, com Clint Eastwood, e A Rocha, com Sean Connery e Nicolas Cage.
Fonte: Metrópoles