Donald Trump voltou a falar sobre as negociações de paz envolvendo a guerra da Ucrânia e afirmou ser mais fácil lidar com Moscou do que com Kiev. Durante coletiva na Casa Branca, nesta sexta-feira (7/2), o presidente dos Estados Unidos ainda elogiou Vladimir Putin e disse acreditar que o líder russo deseja a paz.
Negociações estagnadas
- Desde a última semana, as negociações de paz sobre a guerra da Ucrânia estão estagnadas.
- Tudo aconteceu após Zelensky visitar os EUA e se envolver em um bate-boca com Trump e J.D Vance.
- A principal reclamação de Zelensky durante o avanço das conversas de paz era a falta de protagonismo da Ucrânia, em meio ao estreitamento e troca de elogios entre Trump e Putin.
“Acho mais difícil lidar com a Ucrânia, e eles não têm as cartas”, disse o presidente republicano após ser questionado sobre as discussões de paz sobre o conflito no Leste Europeu.
Apesar do novo aceno de Trump a Moscou, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Mike Waltz, revelou que delegações dos EUA e Ucrânia devem se reunir na próxima semana para tentar colocar as “negociações nos trilhos novamente”. O encontro, que também vai contar com a presença do secretário de Estado Marco Rubio, acontecerá na Arábia Saudita.
O avanço nas negociações de paz entre Ucrânia e Rússia foram interrompidos na última semana, após um bate-boca entre Trump, Zelensky e J.D Vance no Salão Oval da Casa Branca.
Na ocasião, o presidente ucraniano voltou a reclamar das atuais fórmulas de negociações e da falta de protagonismo do país que lidera e acabou no meio de uma discussão transmitida para todo o mundo com os dois homens mais importantes do governo dos EUA. Depois do episódio, Zelensky foi expulso da Casa Branca
fonte: Metrópoles