O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, justificou nesta quinta-feira (30) a retomada dos testes de armas nucleares no país.
O republicano afirmou que instruiu o Pentágono a testar o arsenal nuclear americano “da mesma forma” que outras potências nucleares também testam.
“Não fazemos testes e já os interrompemos há muitos anos. Mas, como outros países estão fazendo testes, acho apropriado que nós também façamos”, disse Trump a bordo do Air Force One.
O líder americano também afirmou que os EUA têm mais armas nucleares do que qualquer outro país do mundo.
Trump fez o anúncio da retomada dos testes na plataforma Truth Social, na quarta-feira (29), enquanto estava a bordo do helicóptero Marine One. Ele estava a caminho de Busan, na Coreia do Sul, para uma sessão de negociações comerciais com Xi.
A decisão de Trump de reiniciar os testes de armas nucleares ocorre após uma rápida expansão do arsenal nuclear chinês nos últimos anos.
Também acontece logo após a Rússia anunciar o que chamou de teste bem-sucedido utilizando um míssil de cruzeiro com propulsão nuclear e capacidade nuclear, e um torpedo com propulsão nuclear.
Fonte: CNN Brasil

