O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou que dois submarinos nucleares norte-americanos fossem posicionados, sem especificar onde, após uma série de trocas de ameaça com o ex-presidente da Rússia Dmitry Medvedev. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (1º/8), em uma publicação na rede Truth Social.
“Com base nas declarações altamente provocativas do ex-presidente russo, Dmitry Medvedev, agora vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa, ordenei o posicionamento de dois submarinos nucleares nas regiões apropriadas, para o caso de essas declarações tolas e inflamatórias serem mais do que apenas isso”, disse o líder norte-americano, sem deixar claro para onde os equipamentos militares foram enviados.
A movimentação militar entre os dois países, que possuem os maiores estoques de armas de destruição em massa do mundo, surge depois do Medvedev criticar a tarifa dos EUA contra países que negociam com a Rússia — como a taxa de 25% contra a Índia.
Para o ex-presidente, e atual membro do Conselho de Segurança russo, a medida aproximava as duas nações de uma guerra.
Depois da declaração, Trump chamou o ex-presidente da Rússia de “fracassado”, e disse que Medvedev estava entrando em um “território muito perigoso”.
Ao responder o presidente dos EUA, também por meio de uma publicação nas redes sociais, Medvedev ameaçou Trump com uma arma nuclear da Rússia considerada “apocalíptica”.
Desenvolvida pela extinta União Soviética durante a Guerra Fria, a arma de destruição em massa citada pelo ex-presidente russo é conhecida como “Mão Morta”. Trata-se de um sistema que permite o lançamento de ogivas nucleares por parte da Rússia, mesmo que a liderança do país seja destruída.
Fonte: Metrópoles