A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta quinta-feira (10) uma pausa de 90 dias nas possíveis contramedidas da União Europeia às tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos. A medida tem como objetivo abrir espaço para negociações entre os dois blocos, em meio à escalada da guerra comercial iniciada pelo governo do presidente norte-americano Donald Trump.
“Queremos dar uma oportunidade às negociações”, escreveu von der Leyen em sua conta na rede social X (antigo Twitter). “Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE, que receberam forte apoio dos nossos Estados-membros, vamos suspendê-las por 90 dias”, completou.
A decisão da União Europeia ocorre um dia após o presidente Donald Trump anunciar a suspensão temporária, também por 90 dias, de parte das tarifas impostas a países que não retaliaram os Estados Unidos. A China, no entanto, ficou de fora da medida, após reagir com um aumento das tarifas sobre produtos norte-americanos de 34% para 84%, em resposta ao tarifaço anunciado por Washington.
Fonte: Economia ao Minuto