Amapá participa de reunião com pastores da Ucrânia em Brasília
1. Pastores do Brasil e da Ucrânia. A Sociedade Bíblica do Brasil e a Sociedade Bíblica Ucraniana convidaram ministros de igrejas evangélicas de vários estados brasileiros para, em Brasília/BSB, ouvirem os líderes evangélicos de a Ucrânia falar sobre a realidade do sofrimento da Igreja em meio à guerra do país com a Rússia. Atendeu ao convite pelo estado do Amapá o Pastor Besaliel Rodrigues, ligado à Assembleia de Deus e ao Conselho Estadual de Pastores. O evento aconteceu na manhã do último dia 23.05.2024, no auditório do Edifício da Bíblia/DF.
A delegação ucraniana veio formada por 14 líderes das Igrejas Cristãs Ucranianas. Entre os membros da delegação, veio também o irmão Anatoliy Raychynets (Vice-Secretário Geral da Sociedade Bíblica Ucraniana). Em sua fala, trouxe relatos difíceis de ouvir: mães nas portas dos hospitais chorando por seus filhos; crianças que não se lembram dos rostos de seus pais; milhares de pessoas que se sentem sem esperança e aterrorizadas. Mas Anatoliy também notou outra coisa: os líderes das igrejas ucranianas estão trabalhando juntos pela paz, e as pessoas estão buscando a esperança das Escrituras.
A guerra coloca a igreja ucraniana no centro do conflito, enquanto líderes cristãos enfrentam o desespero e a incerteza das pessoas, eles permanecem de pé, fortes e unidos, auxiliando os ucranianos a encontrar esperança na Palavra de Deus.
Na oportunidade, os pastores brasileiros fizeram um grande clamor e intercessão pela delegação ucraniana, pela Obra Bíblica e pelas vidas dos afetados pelo conflito. Um dos intercessores foi o Pastor Elias Castilho, Vice-Presidente Nacional da APEBE – Associação Pró-Evangélica Brasil e Exterior.
O evento teve a coordenação geral do Reverendo Pastor Gibson Santos, Secretário Regional da Sociedade Bíblica do Brasil no Distrito Federal.
2. Filho do Pastor Billy Graham envia suprimentos para vítimas no RS. A organização humanitária Samaritan’s Purse (Bolsa do Samaritano), liderada por Franklin Graham, está se mobilizando para ajudar as vítimas da enchente histórica que devastou o Rio Grande do Sul. Segundo a missão, dois aviões foram enviados para transportar suprimentos essenciais, incluindo sistemas de filtragem de água, kits de higiene e luzes solares.
A Samaritan’s Purse também disponibilizou dez sistemas comunitários de filtragem de água, capazes de fornecer água potável para até 10.000 pessoas por dia.
A Equipe de Resposta de Assistência a Desastres da organização já está em Porto Alegre, em colaboração com as autoridades locais e igrejas da região, para preparar uma ação humanitária eficaz.
Em relação às enchentes no estado, o último boletim da Defesa Civil reportou números preocupantes. Infelizmente, temos 107 mortes confirmadas, 374 feridos e 136 moradores ainda desaparecidos devido às inundações.
Além disso, mais de 200 mil gaúchos estão desabrigados em 425 cidades atingidas, afetando mais de 1,4 milhões de pessoas.
A situação é grave, com a população enfrentando escassez de água, energia elétrica, alimentos e sinal de internet. Mais de 750 mil imóveis estão sem abastecimento de água no Rio Grande do Sul, de acordo com os relatórios da Defesa Civil. Fonte/Créditos: Gospel Prime/Aliadosbrasiloficial.
3. Pastor Edinaldo Régio. A Assembleia de Deus no Amapá, por meio do Campo Regional do Bairro do Coração, liderado pelo Pastor Edinaldo Régio e esposa Pastora Roseane Viana, promoveu a 1ª Conferência de Líderes do Campo (CLC), no período de 16 a 18 de maio de 2024, com o tema “A vida cristã de um líder”, baseado em 1 Pedro 5.2 e 3, que diz: “2. Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; 3. Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.”. A programação contou com a participação das lideranças de todas as Congregações ligadas ao Templo Sede do citado Bairro do Coração e foi um sucesso. Parabéns!
4. Apóstolo Órley e Casal Chagas. O Apóstolo Órley de Alencar, da Catedral da Assembleia de Deus da Rua Tiradentes esteve parabenizando o Bispo Francisco das Chagas e esposa, presidente nacional da Assembleia de Deus – Ministério de Jesus Cristo, que está completando 41 (quarenta e um) anos de fundação. Um dos preletores da Festa de 41 anos da citada igreja foi o Pastor Rodrigo Lima Jr.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Pastores Ucranianos recebem orações dos colegas brasileiros, pedindo a Deus o fim da guerra.
2- Pastor Edinaldo Régio, da AD – Campo Regional do Coração, promove Conferência de Líderes.
3- Bispo Chagas e Igreja AD de Jesus Cristo, celebram 41 anos de fundação do Ministério.
GESTÃO
O Pastor Gesiel Oliveira, presidente internacional da APEBE – Associação Pró-Evangélica Brasil e Exterior e um dos vice-presidentes da Convenção COMADEZON e da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Zona Norte esteve semana passada no exterior, em território francês, ministrando a palavra de Deus na Assembleia de Deus – ADVR de Cayenna, Guiana Francesa, presidida pelo Casal Pastor Agdomar Lima e esposa Pastora Lene Lima.
O Pastor Gesiel atuou naquele departamento ultramarino da República da França, tanto como líder maior da citada APEBE, como liderança convencional e eclesiástica do conhecido Ministério Zona Norte, pois é um dos que ladeia o Pastor Dimas Leite Rabelo, presidente geral da referida COMADEZON.
Aquela Assembleia de Deus francesa, ligada à COMADEZON, estava promovendo sua 1ª Conferência de Missões. Então, na oportunidade, o Pastor Gesiel condecorou a presidência daquela Igreja em reconhecimento à dedicação do Casal ao trabalho missionário e de fortalecimento da igreja naquela região.
ESPECIAL
Utilidade Pública. Catástrofes X Projeto Social “Mãos Que Ajudam”. A Assembleia de Deus no Amapá, dentre vários outros projetos sociais, possui a Missão Social “Mãos Que Ajudam”. É um de seus departamentos sociais de auxílio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Os responsáveis pelo referido projeto são: I. Coordenadores: Pastor Leônidas Costa Viegas e Pastora Maria do Livramento Lopes Viegas; II. Comissão do Projeto: 1. Joadson Freitas; 2. Roberta Freitas; 3. Marilda Ferreira (Assistente Social); 4. Leonice Viegas (Psicóloga); 5. Elice Nobre (Assessora de Comunicação); 6. Adauto Brito (Multimídia) e 7. Adriana Marcela.
Na Escola Dominical do 1º domingo de cada mês, o projeto promove a manhã de doações diversas de pessoas voluntárias. Depois, cestas são montadas e kits organizados para a promoção do socorro humanitário.
Para contribuir com alimentos, roupas, calçados, eletrodomésticos e outros, a pessoa interessada pode entrar em contato pelos fones: (96) 99139-7388 e (96) 99135-5661.
REFLEXÃO
Tema: O que é e para que serve a consagração?
Existem três práticas religiosas no âmbito do Cristianismo as quais possuem o objetivo de aperfeiçoar as orações e a vida espiritual do cristão: jejum, consagração e abstinência. Algumas pessoas confundem a finalidade de cada uma delas, pois, a Bíblia não faz distinção objetiva de tais atitudes proativas do fiel diante de Deus. Mas os mestres da Palavra facilitam este assunto por meio de três distinções teológicas importantes, a saber:
Consagração: É uma privação qualificada e individual, chegando a depender, em hipótese especial, de consenso conjugal. É a renúncia total ou parcial de prazeres (legítimos) da alma humana, tipo abstenção sexual conjugal temporária (I Co 7.5), dieta de alimentos prediletos, desejáveis (Dn 1.8-21) etc. Deve ser acompanhado de orações e louvores, com o objetivo de buscar maior comunhão com Deus ou para melhor discernir a vontade divina (Lc 2.37; Zc 8.19; Jn 3.5; Jl 2.12; At 10.30 e 13.2). Deve obedecer a limites em face da vida conjugal e familiar etc. Consagrações longas devem ter acompanhamento pastoral. É sinônimo de santificação pessoal.
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra N: Navio-sonda: Existem diversos modelos de plataformas petrolíferas espalhadas pelo mundo, as quais recebem diversas classificações e apelidos. “Navio-sonda” é o apelido de uma das plataformas classificadas como “marítimas móveis flutuantes”, pois não possuem vínculos verticais com o fundo do mar; são de livre movimento.
No livro de Maria Augusta Paim diz que Navio-sonda “é uma plataforma móvel com casco de navio construída especialmente com a finalidade de perfuração, ou obtida através de conversão de um navio, usada para perfuração de petróleo e gás de águas profundas de até 4.000 metros (Whitehead, Herry, cit., p. 91). As principais características físicas do navio-sonda são: autopropulsão, aparência convencional de navio, e a presença de torre de perfuração montada em uma abertura no casco do centro do navio chamada de ‘moon pool’.”. Fonte: Paim, Maria Augusta. O petróleo no mar: o regime das plataformas marítimas petrolíferas no direito internacional, Rio de Janeiro: Renovar, 2011, p. 45. Será esta o 1º modelo a ser utilizada em Oiapoque/AP.