A Igreja AD do Avivamento muda de pastor presidente
1. Jubilação do Pastor Ézer Belo. O Estado do Amapá chorou a despedida de um dos maiores pastores evangélicos de sua história. Ézer Belo das Chagas, com a esposa Maria Inês Rezende, com quem está casado há 52 (cinquenta e dois) anos, casamento oficiado pelo saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar, se jubilou da presidência da gigante Assembleia de Deus – Igreja do Avivamento, antes conhecida carinhosamente de “Igrejinha”, depois “Igreja da Cora de Carvalho”, em alusão ao seu endereço e, agora, como dissemos, “Igreja do Avivamento”.
Na última 2ª feira, 08.07.2024, no tradicional Culto Semanal de Oração e Doutrina, aconteceu o dia histórico da mudança, pois, depois de 44 (quarenta e quatro) anos ininterruptos, o Pastor Ézer, aos 82 (oitenta e dois) anos de idade, cumpre, em vida, assim como fez o Apóstolo Paulo em 2 Tm 4.7-8: “7. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 8. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.”. O “bastão” foi repassado ao seu Vice, o Pastor Luiz Fernandes.
2. Quem é o sucessor? O novo presidente da Assembleia de Deus – Igreja do Avivamento é o Pastor Luiz Fernandes da Silva Neto, que nasceu no dia 24 de abril de 1961 em Belém do Pará. É casado com Jocilena dos Santos Silva, conhecida como Pastora Lene, profissional da área do Turismo (PMM), com quem tem duas filhas: Aline Cristine (Oficial PM-AP) e Kharem Cristine (Doutoranda-UNESP).
Na vida secular foi, por muitos anos, Militar Federal da Aeronáutica, hoje na reserva como sub-Oficial. Atualmente atua na área da educação amapaense como pedagogo e professor de Matemática.
Na carreira ministerial, iniciou com Obreiro Auxiliar e, depois, tornou-se professor da Escola Dominical, cuja atuação já ultrapassa duas décadas. Devido seu zelo e dedicação à Obra de Deus, ascendeu ao diaconato e, em seguida, ao presbitério. Em 24 de outubro de 2010, chegou ao ápice da carreira eclesiástica, quando foi ordenado a pastor. Agora, no último dia 08 de julho de 2024, teve sua carreira ministerial coroada com a posse, como presidente vitalício, de uma das maiores e mais respeitadas igrejas do Estado do Amapá e da região amazônica: Assembleia de Deus do Avivamento.
3. Legado. O “espólio” ministerial deixado pelo Reverendo Pastor Ézer Belo ao Estado do Amapá quiçá seja o maior da história recente do pentecostalismo amapaense, pois, até hoje, durante os 107 anos da Assembleia de Deus no Amapá, nenhum pastor liderou um ministério por mais de quatro décadas ininterruptas e com tanta dignidade diante de tantos desafios. Por óbvio que para ele, Pastor Ézer, estas palavras soam como exagero, pois tem plena consciência de sua pequenez diante dos olhos do Altíssimo.
Mas, todos sabem do perfil, do notório conhecimento bíblico e da conduta ilibada do Pastor Ézer, homem de Deus, pastor de verdade, tarimbado nos campos de batalha, com vida dedicada exclusivamente em favor do rebanho de Cristo. Pode-se dizer que, assim como Davi, o Pastor Ézer, com o apoio incondicional de sua esposa Pastora Maria Inês Rezende, venceu diversos “leões”, “ursos”, “golias” e “sauls”. Da “janela” de nossas vidas, podemos dizer como aquela mulher de 2 Rs 4.9.12 falou sobre o Profeta Elizeu: “…Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus…”.
4. Ministério pastoral estendido. A atuação pastoral de Ézer Belo foi muito além do exercício sacerdotal, pois, visionário, estendeu seu chamado de forma “tridimensional”.
Três grandes projeções apologéticas o Pastor Ézer agregou em seu ministério sacerdotal: a) Radialista: É o locutor de rádio evangélico mais longevo da história do Amapá. Por meio de seu famoso Programa de Rádio “O Som do Evangelho”, defendeu, e defende até hoje, com garra, a causa de Cristo; b) Educador: O Pastor Ézer conseguiu, junto ao Ministério da Educação do Brasil, fundar e regularizar a primeira Faculdade de Teologia da Amazônia (FATECH), feito que ficará registrado na história da educação brasileira, como instituição defensora dos valores bíblicos e cristãos; c) Acadêmico: O Pastor Ézer, ao lado do Pastor Oton Alencar, fundou a Academia de Letras ALEA, da qual é o atual presidente. Esta Entidade Literária é, hoje, uma das mais respeitadas do gênero em todo o Brasil. Assim, dirigido pelo Espírito Santo, o Pastor Ézer exerceu seu ministro com altíssima excelência.
Mas, além destes três destaques, a lista de outros pontos importantes é longa do ministério pastoral de Ézer Belo. Em breve, o público amapaense e brasileiro terá a satisfação de saber de muitas outras coisas por meio de sua biografia, que está sendo preparada com muito gosto e carinho.
Por fim, o Conselho Estadual de Pastores do Amapá está preparando um programa de internet especialmente dedicado à vida e obra deste distinto Obreiro do Senhor. Aguardem!
DESTAQUES DA SEMANA
1- O Pastor Otoniel Alves de Alencar, de saudosa memória, oficiou o casamento de Ézer e Maria Inês.
2- Ao lado do Pastor Oton Miranda de Alencar, o Pastor Ézer fundou a Academia de Letras ALEA.
3- Pastor Ézer Belo sendo homenageado pelos Obreiros mais jovens do Conselho de Pastores do Amapá.
GESTÃO
Projeto Social “Mãos Que Ajudam”. A Assembleia de Deus no Amapá, dentre vários outros projetos sociais, possui a Missão Social “Mãos Que Ajudam”. É um de seus departamentos sociais de auxílio a pessoas e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Os responsáveis pelo referido projeto são: I. Coordenadores: Pastor Leônidas Costa Viegas e Pastora Maria do Livramento Lopes Viegas; II. Comissão do Projeto: 1. Joadson Freitas; 2. Roberta Freitas; 3. Marilda Ferreira (Assistente Social); 4. Leonice Viegas (Psicóloga); 5. Elice Nobre (Assessora de Comunicação); 6. Adauto Brito (Multimídia) e 7. Adriana Marcela.
Na Escola Dominical do 1º domingo de cada mês, o projeto promove a manhã de doações diversas de pessoas voluntárias. Depois, cestas são montadas e kits organizados para a promoção do socorro humanitário.
Para contribuir com alimentos, roupas, calçados, eletrodomésticos e outros, a pessoa interessada pode entrar em contato pelos fones: (96) 99139-7388 e (96) 99135-5661.
ESPECIAL
Direito & Cidadania. Diz a Constituição Federal, “Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”.
Registramos mais um êxito do Advogado Dr. Besaliel Rodrigues, agora na área do Direito Constitucional Eleitoral. Caso: Um dos principais jornalistas do estado do Amapá concorre às eleições 2018 e não conseguiu ter suas contas aprovadas. O mesmo abandou o caso e nem concorreu às eleições 2022. Agora, em 2024, foi convidado para concorrer a uma das prefeiturad do interior do Estado. Ao verificar previamente sua situação na Justiça Eleitoral, descobriu que estava com restrições, ou seja, inelegível.
Procurou o Dr. Besaliel Rodrigues, o qual peticionou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP). O relator sorteado para o processo foi o Desembargador Eleitoral Rivaldo Valente. Depois de ouvir o setor técnico contábil da Corte e o Ministério Público Eleitoral, o magistrado relator deu ganho de causa ao jornalista que, agora, está elegível e pronto para disputar as eleições 2024. Parabéns!
REFLEXÃO
Tema: Salmo 23, o Salmo do Cuidado de Deus.
A nova Revista (Trimestral) da Escola Dominical do PECC – Programa de Educação Cristã Continuada da CADB – Convenção da Assembleia de Deus no Brasil, traz como tema curricular o Livro de Salmos.
Hoje falaremos do Salmo 23, de autoria de Davi, quando estava sendo perseguido por Saul nas campinas de Israel. Este é o Dalmo mais famoso de todos os 150 do livro e o trecho do Antigo Testamento mais lido em todo o mundo e em toda a história da humanidade.
O Salmo 23 é uma joia da literatura universal. Cada palavra do texto possui significados profundo e edificante para a compreensão e o desenvolvimento da vida humana. Deus se manifesta com um pastor guiando suas ovelhas, transmitindo para elas confiança e segurança cotidiana.
Neste salmo Davi nos ensina a depositar toda nossa fé no Senhor, certos de que Ele cuida de nós e supre todas as nossas necessidades. Tenha fé e proclame: “O Senhor é o meu pastor”.
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra U: Unidade flutuante: É expressão sinônima de “plataforma de petróleo”, conforme podemos ver no início da página 62, do livro “O petróleo no mar”, de Maria Augusta Paim, RJ: Renovar, 2011. Nas páginas 173, 208 e 308, a autora usa a expressão “Unidade móvel de exploração”.
No “Dicionário jurídico do petróleo”, de Antonio Lôbo e Campos et alli, SP, Rideel, 2015, na página100, utiliza-se a expressão “Unidade de produção marítima”, com o seguinte conceitua: “Unidade de produção fixa ou flutuante instalada no mar”.
Os estudiosos costumam classificar estas Unidades em três tipos: i. Navios-sonda; ii. Semissubmersíveis; e iii. Autoelevatórias, cada uma com função diferente.
Estas Unidades flutuantes geram acaloradas discussões técnicas, políticas e jurídicas, pois são estruturas gigantescas que transitam em todos os oceanos do mundo, gerando variadas situações. O grande debate é sobre a real natureza jurídica das mesmas, para que se definam todas as questões que as envolvem.