1. Junho Evangélico: O mês de Junho é um dos mais evangélicos do calendário do povo brasileiro. Vejamos:
No segundo domingo deste mês é celebrado o Dia do Pastor, aquele que, de regra, é o líder geral de uma igreja evangélica, em correlação ao padre da ICAR – Igreja Católica Apostólica Romana.
No terceiro domingo de junho, dia 18, é o aniversário das Assembleias de Deus no Brasil, fundada em Belém do Pará, em 18.06.1911, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, igreja protestante pentecostal que se tornou a maior do país, hoje com mais de 12 (doze) milhões de integrantes.
No quarto domingo, celebra-se o aniversário da Assembleia de Deus do Estado do Amapá, Igreja Pioneira, mãe do protestantismo amapaense. Também, a Assembleia de Deus – A Pioneira, é a maior igreja evangélica, com mais de vinte mil integrantes distribuídos em mais de duzentas sucursais no Estado, além de filiais em outras unidades federativas e em alguns países.
2. Amplitude do ministério pastoral: De forma equivocada e distorcida, a maioria das pessoas pensa que o papel do pastor no seio da sociedade se resume apenas a dirigir cultos e ministrar a palavra de Deus. Não. Esta função é mais ampla e é exercida com base no que diz a Bíblia sobre a vida de Jesus, o Bom Pastor. Cristo pregava, mas, também, curava os enfermos, libertava os cativos e saciava a fome dos seus seguidores por meio de multiplicações de pães e peixes. Este conjunto de ações espirituais e materiais é denominado de Evangelho Pleno e explicita a função social e política dos sacerdotes na face da Terra.
3. Função social do ministro do evangelho: Então, o pastor não somente prega a palavra de Deus. Exerce função social estratégica no seio da comunidade, preocupando-se também com a situação social, jurídica e econômica das pessoas. Mas, deve exercer seu ministério de forma discreta e articulada.
4. Líder eclesiástico: Aspectos constitucionais: Por ser o pastor uma autoridade eclesiástica, possui várias prerrogativas constitucionais, a saber: a) Acesso livre a entidades de internação coletiva (CF, art. 5º, VI); b) Liberdade profissional (CF, art. 5º, XIII); c) Segredo profissional (CF, art. 5º, XIV c/c CPP, art. 207); d) Isenção do serviço militar obrigatório (CF, art. 143, §2º); e) Imunidade tributária (CF, art. 150, VI, b. Obs.: STF estendeu ao exercício pastoral); etc.
5. Pastores: Agentes da República: Como autoridades eclesiásticas, ao lado das autoridades civis, políticas e militares, os pastores são importantes para o Direito, para o funcionamento da República e para o Estado Democrático de Direito. Vejamos algumas nuances jurídicas da carreira pastoral:
Na esfera do Direito Constitucional, os pastores são os guardiões, mormente da liberdade religiosa (CF, art. 5º) e do Estado laico (CF, preâmbulo e art. 19). Mas, deverão estar também atentos aos interesses religiosos coletivos, como feriados evangélicos, cultura evangélica, acessibilidade em geral (direitos difusos), enfim, tudo nos termos da Constituição Federal.
No âmbito do Direito Tributário, de acordo com a Instrução 1599/2013, da Receita Federal, Nota 1420/2013, são os responsáveis legais pelos documentos mínimos internos das entidades religiosas, a saber: ata de fundação e atas de renovação da diretoria, estatuto e regimento interno, certidão de pessoa jurídica, CNPJ, balanço anual, inventário, conta bancária, alvarás (ambiental, dos bombeiros e vigilância sanitária), declarações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, pela busca das leis de Utilidade Pública e do registro de suas associações nos Conselhos de Assistência Social etc.
Estas informações são apenas ilustrativas, as quais citamos como homenagens a estes destemidos guerreiros de Deus no seio da Humanidade.
6. Docente da Unifap atua como Advogado Testamenteiro de família tradicional do Estado. O Prof. Dr. Besaliel Rodrigues, do Curso de Direito da Unifap, que também é pastor, advogado e, ainda, Corregedor Universitário da citada IFES, juntamente com a pastora e advogada Ester Farias da Silva, foram convidados para atuar em lavratura e registro de Testamento de família tradicional da Capital do Amapá, cujo patriarca (falecido) é, inclusive, nome de importante logradouro público da cidade.
O evento jurídico civil aconteceu em 02.06.2023, às 15h30min., no 3º Ofício Extrajudicial da Capital – Cartório Vales. O Dr. Diogo Vales foi o Tabelião responsável pela realização da cerimônia testamentária. Na oportunidade, o Dr. Besaliel Rodrigues foi nomeado como Testamenteiro da Família e a Advogada Drª. Ester Farias assinou como uma das testemunhas.
Explicou o Dr. Besaliel: “Por meio do citado testamento, a matriarca deixa (previamente estabelecido) detalhes da distribuição patrimonial cabível às partes (herdeiros), fato jurídico importante, realizado em vida, por meio do ato de manifestação de última vontade, gesto que visa evitar futuros desentendimentos e discussões jurídicas entre os sucessores, o que, sem dúvida, facilitará bastante a realização do inventário e da partilha, quando vier a acontecer”, concluiu.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Clímaco Bueno Aza, o primeiro enviado por Daniel Berg às terras tucuju. Amapá ainda era Pará.
2- Deocleciano Cabralzinho de Assis, o 1º pastor do Amapá, quando aqui virou Território Federal.
3- Oton Miranda de Alencar, o primeiro pastor a assumir a Igreja na era do Amapá Estado.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 24: Obra “Otoniel Alves de Alencar: O Apóstolo da Amazônia” (biografia). Autor: Oton Miranda de Alencar. Macapá/AP: JC Edições, 2017, 196 p. Livro biográfico escrito pelo filho e sucessor. Trata-se de uma Obra literária vibrante e apaixonante sobre a vida do Pastor Otoniel, uma verdadeira epopeia.
Pastor Otoniel é considerado em todo o país como o “Apóstolo da Amazônia”, pois se tornou o único ministro assembleiano brasileiro a pastorear em três capitais de Estados brasileiros: Manaus/AM, Boa Vista/RR e Macapá/AP, além de pastorear igrejas nos Estados do Maranhão, Piauí e Pará.
Otoniel e Alcebíades de Vasconcelos, outro ícone da AD brasileira, aceitaram a Jesus juntos, no mesmo dia e lugar. Ambos iniciaram carreira ministerial sob a bênção e mentoria de João Jonas, o “Apóstolo dos Sertões Nordestinos”.
Depois de desbravar a região amazônica, Pastor Otoniel e família radicou-se no Amapá e desbravou as terras tucuju para o Senhor Jesus. Amém!
ESPECIAL
Utilidade Pública: Dica 24. Ajuda pastoral/Socorro espiritual. Está precisando de orientação na vida? Necessitando de apoio moral? Carece de conselhos para ajustar algumas áreas do seu viver. Então, a dica é procurar um pastor idôneo, uma igreja, para receber as palavras oportunas e adequadas para alcançar sua vitória.
Sugestão para análise: Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, presidida atualmente pelo Reverendo Pastor Iaci Pelaes dos Reis. O endereço do Templo Central: Rua Tiradentes, nº 532, Bairro Central, CEP 68.900-098 – Macapá/AP.
Outros contatos: WhatsApp da Igreja: (96) 99108-9192. E-mail: [email protected]. Chave PIX: Para ofertas e dízimos: CNPJ – 05.989.975/0001-08. Ainda, você pode pesquisar sobre esta igreja em suas redes sociais: Site: www.adpioneira.com. YouTube: TV AD Pioneira. Facebook: A Pioneira Oficial/AP. Instagram: @adpioneira. Por estes canais de comunicação você encontrará um/a pastor/a que possa lhe atender.
Obs.: Cuidado! Tenha discernimento para não ser enganado/a por oportunistas.
REFLEXÃO
Tema: O dom da profecia é para todos – 1ª Coríntios 14.40.
A Bíblia, no Livro de Números 11.14-30, narra um episódio inusitado. Assessores de Moisés viram israelitas profetizando e, com ciúmes, foram reclamar. “Porém Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Tomara todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito!” – Nm 11.29. Vemos em 1ª Coríntios, capítulo 14, pelas palavras de Paulo, que esta palavra de Moisés se cumpriu.
Assim, devemos sempre estar no caminho do amor, não do ciúme. Temos que nos esforçar para vivermos em amor; todavia, não devemos nos limitar a viver uma vida de amor sem os dons espirituais, porque ambos provêm do Espírito Santo. Todos os cristãos devem ter interesse pelos dons, não apenas aqueles que exercem funções de liderança, sobretudo o dom de profecia, o qual não é necessariamente uma previsão, mas um anúncio da vontade de Deus para o Seu povo.
Os profetas eram sensor ético de Israel; hoje, o são da igreja, pois as profecias mostram a situação real do povo de Deus. O dom de profecia, por seu turno, deve edificar, consolar e exortar.
FICA A DICA
NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedorísticas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.
Dicas com a letra “W”: WhatsApp Comercial, ou WhatsApp Business, é um aplicativo gratuito de mensagens desenvolvido especialmente para fazer negócios. Nele, é possível criar respostas automáticas, catálogos de produtos, mensagens de ausência ou saudação, analisar estatísticas de mensagens, entre outras funcionalidades. Médias e grandes empresas têm ainda a opção da API do WhatsApp Business, com as mesmas vantagens da versão utilizada pelos pequenos negócios, porém com soluções mais robustas. Mas por que os empreendedores deveriam utilizar esta ferramenta tecnológica? Dois motivos: 1. Maior: E mais utilizado do Mundo; 2. Velocidade: Reduzem o tempo de atendimento e estreitam o relacionamento com o cliente de uma maneira eficiente, personalizada e segura. Fonte: Google.