A campanha Juventude Sangue Bom arrecadou doações de sangue que podem atender até 644 pessoas. Mais de 1.500 jovens entre doadores e apoiadores participaram da ação, que encerrou nesta quarta-feira, 29, em Macapá.
As doações da campanha iniciaram na terça-feira, 28, no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). Ao todo, foram realizados 252 atendimentos, o que resultou em 166 bolsas coletadas. A quantidade mantém o estoque por sete dias.
Além das doações, os jovens participaram de uma palestra na segunda-feira, 27, sobre a importância do ato voluntário para salvar vidas. Ao longo da campanha, o grupo também promoveu uma blitz educativa para incentivar outras doações.

Segundo o secretário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, a campanha superou a meta da ação de 200 doadores. Ele destaca que trabalho mudou a rotina do Hemoap, que aumentou o registro da média semanal.
“O sucesso dessa campanha é resultado do engajamento desses jovens que doaram sangue, sensibilizaram outras pessoas, distribuíram material informativo e, assim, multiplicam esse ato de amor ao próximo”, frisou.
Inspirado na ação, a diretora-presidente do Hemoap, Ruimarisa Martins, decidiu iniciar o projeto “Doa Jovem”, no qual será realizado um mutirão específico para esse público ajudar a manter o estoque do instituto.
“As campanhas são excelentes pois ajudam a aumentar o estoque de sangue por um período. Temos o Doa Mulher e agora faremos o Doa Jovem”, explicou.
