O posto de saúde do bairro Praia do Suá, em Vitória, no Espírito Santo, improvisou uma versão da mascote da Copa do Mundo com um toque especial do Sistema Único de Saúde (SUS).
A mascote apelidada de La’SUS foi colocada na entrada da unidade na quarta-feira (23), véspera da estreia do Brasil no torneio mundial.
A iniciativa foi idealizada pela agente comunitária de saúde Rose Justiniano, 55, que atua na unidade de saúde há 20 anos. À CNN, Rose conta que se inspirou na campanha Novembro Azul com o objetivo de incentivar os homens na busca por atendimento médico.
“Homem quase não marca consulta, quase não tem agenda. Ontem, os médicos fizeram um horário especial até as 19 horas só para atender aos homens da comunidade, que são cadastrados. Pensei: por que não fazer um bonequinho?”, conta a agente de saúde.

“Fiz ele com esse véu azul por conta do Novembro Azul e coloquei a faixinha do Brasil na cabecinha dele e resolvi botar o símbolo do SUS por que ele é a mascote da unidade de saúde. Era mais para homenagear os homens e a Copa do Mundo, já que futebol é uma coisa mais ligada aos homens – não que as mulheres não joguem”.
Nesta quinta-feira (24), o Brasil estreou na Copa do Mundo do Catar, em partida contra Sérvia às 16h. A agente de saúde comemora o sucesso da mascote. “Acabou fazendo o maior sucesso! Os pacientes adoraram”, celebra.
