Não é de hoje que o presidente Lula quer o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Antes mesmo de anunciar Flávio Dino para a vaga de Rosa Weber no Supremo, Lula já dizia a interlocutores que Lewandowski era o nome ideal para conduzir a Pasta. As sondagens esbarraram em questões técnicas e políticas no primeiro momento, como um eventual desmembramento da Segurança Pública, o que não deve ocorrer.
Depois de se reunir com Lula na segunda-feira, Lewandowski, dizem fontes próximas, deu uma resposta positiva ao convite do presidente, mas quer ter a liberdade de fazer suas escolhas para o primeiro escalão do ministério. Principalmente para comandar a Segurança Pública, área delicada para o Governo. Também haveria troca do atual secretário executivo, Ricardo Cappelli, pelo advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, que foi assessor de Lewandowski no STF. Não há expectativa de mudanças drásticas nas demais áreas da Pasta.
Com Informações de R7