Após um dia longo no trabalho, os pais ainda se veem diante de mais um compromisso: apoiar os filhos na realização da lição de casa. E o cansaço que surge neste momento faz muitos se perguntarem por que, afinal, a escola manda exercícios e trabalhos para serem feitos em casa e se realmente vale a pena tanto esforço.
Para os especialistas em Educação, são várias as respostas para este questionamento e todas elas reforçam a importância do estudo no lar. Um dos pontos de defesa da lição de casa é, exatamente, o fato de ela proporcionar este momento do aluno com os pais. Por meio dela é possível saber o que está acontecendo na sala de aula, qual o conteúdo que está sendo ministrado, o que está sendo cobrado e qual o grau de dificuldade ou facilidade que o filho está tendo com o tema.
A tarefa:
– Ajuda a reter o conteúdo apresentado;
– Aumenta o entendimento dos temas;
– Melhora o pensamento crítico;
– Desperta para autonomia e responsabilidade;
– Colabora para ter uma organização voltada para o estudo;
– Provoca a independência de estudar sem estar na sala de aula.
Pesquisas comprovam que crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras.
Você sabe ajudar seu filho na lição de casa?
Pequenas atitudes aplicadas na hora de fazer o dever de casa podem ajudar a melhorar a atenção e o aprendizado do aluno.
1. Organize o espaço em que vai estudar.
Eleja um cantinho para os estudos. Um lugar claro, arejado e com pouco barulho. Tire de perto objetos e brinquedos que possam desviar sua atenção. Mantenha a televisão e o computador desligados enquanto você estuda. Assim, você se concentra e termina mais rápido.
2. Fique confortável
Fique confortável o suficiente para não precisar interromper a tarefa: use uma cadeira com encosto e apoie os pés no chão.
3. Mantenha seu material limpo e organizado
Não rabisque seus livros e cadernos. Dá mais vontade de estudar quando eles parecem novos. Também é importante ter um local adequado para guardar seu material de estudo. Isto faz com que ele se mantenha mais organizado.
4. Encontre o melhor horário
Perceba em que momento do dia seu filho rende mais. Algumas pessoas se concentram melhor logo após o almoço, outras no início da noite.
5. Concentração
Faça um exercício de cada vez. Não tenha pressa. Mesmo que tenha muita tarefa
para fazer. Manter-se calmo ajuda a acertar o exercício e a aprender. Uma paradinha rápida dará fôlego para dar continuidade aos exercícios.
6. Leia o enunciado da atividade com muita atenção
O ideal é que se faça uma primeira leitura da lição de casa ainda na escola. Assim, ele pode conversar com a professora caso tenha dúvidas.
7. Pedir ajuda quando não tiver entendido a tarefa
Se seu filho estiver com dificuldades em começar, pode auxiliá-lo, mas lembre-se que ajudar é diferente de fazer por ele. Os pais podem explicar o que deve fazer e indicar
se está no caminho certo, mas nunca dar a resposta pronta. As dicas mais eficazes são aquelas que te fazem pensar sobre a atividade.
8. Não deixe de fazer a tarefa
Faça tudo, mesmo que não tenha certeza de que está certo, ainda que seja preciso corrigir depois. Às vezes, aprendemos mais com o que erramos do que com nossos acertos. Se mesmo depois de ter pedido ajuda aos pais e ter feito outras pesquisas para responder a tarefa não conseguir responder a questão, use uma caneta marca-textos e grife o que faltou. A marcação na página fará com que ele se lembre de pedir explicações específicas à professora depois.
9. Corrija a atividade em sala
Coloque a vergonha de lado. Se ficar com dúvidas sobre a tarefa diga para ele perguntar para professora no dia seguinte.
10. Aproveite o momento da tarefa como um tempo de qualidade entre você e seu filho.
Analise se é interessante estar presente 100% do tempo ou se passadas constantes e encorajadoras serão suficientes. O importante é que a criança perceba que você está ali por ela, dando-lhe suporte.
11. Não deixe a resposta muito óbvia.
Quando a tarefa permitir reflexões, faça perguntas que levem seu filho a buscar uma resposta, que o ajude a exercitar seu raciocínio.
12. Depois que a tarefa estiver finalizada, revise-a junto com seu filho.
Isso fará com que ele tenha mais uma oportunidade de fixar o conteúdo, você terá a chance de conhecer as respostas dele e, aos poucos, isso irá virar um bom hábito para ele.
Pratique uma das formas de educação positiva. Elogie o esforço, os acertos e o trabalho feito mesmo com vontade de estar brincando. Um elogio pode fazer maravilhas para uma pessoa, e isso não é diferente para uma criança.
Vamos lá!! A lição de casa não é castigo! Aprender não é castigo, é um presente!
Um super abraço!