Neste domingo (19) equipes da Zeladoria Ubana do município realizaram o translado de duas bases flutuantes para dar suporte aos serviços de desobstrução da Bacia Hidrográfica da Tupinambá e de outros canais da cidade. O equipamento foi transportado de Santana até o bairro Laguinho, em Macapá.
A balsa flutuante serve de base para equipamentos de grande porte, como retroescavadeira e tratores, executarem a limpeza e a retirada de material sólido de dentro das chamadas áreas de ressaca, que são regiões alagadas e habitadas, que acumulam muito lixo. Cada base pesa cerca de uma tonelada.
Para o deslocamento do maquinário foi necessário uma carreta e um trator para colocação e retirada do equipamento.
A ação está inclusa no plano de inverno para prevenção de alagamentos de canais e bacias com a chegada das fortes chuvas.
O gestor da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, Helson de Freitas, comenta que a limpeza da Bacia Hidrográfica vai facilitar a vazão da água neste período de chuva. Ele conta que a base móvel otimiza o serviço.
“Precisamos deixar o local limpo com a chegada das fortes chuvas. Nesse período chuvoso é gerado um volume maior de água nas nossas bacias. O nosso trabalho aqui é abrir caminho para a água passar. Com as balsas, vamos retirar lixo e resíduos sólidos junto de encostas naturais de argila e lama que acompanham as águas”, afirma.
Desobstrução da Bacia
Os trabalhos se concentram na Bacia Hidrográfica da José Tupinambá, e além das bases flutuantes terão auxílio de caçambas e retroescavadeira hidráulica. O serviço iniciou nesta segunda-feira (20).
Com informações da Ascom/PMM

