O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a realização de voos de repatriação de brasileiros que estão no Líbano. O país sofre em meio à escalada do conflito entre Israel e o Hezbollah.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que a operação, feita em conjunto com a pasta da Defesa, será detalhada nos próximos dias.
“A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da Força Aérea Brasileira prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto”, diz o comunicado.
“A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, completa.
As tensões no Oriente Médio se intensificaram nas últimas semanas. Os ataques de Israel ao Líbano mataram o chefe do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah. Segundo o Ministério da Saúde do Líbano, a ofensiva já deixou mais de mil mortos.
Entre as vítimas, estão dois adolescentes brasileiros: Mirna Raef Nasser, de 16 anos e Ali Kamal Abdallah, de 15. Em nota, o governo brasileiro condenou os “contínuos ataques aéreos israelenses contra zonas civis no Líbano”.
Nessa segunda-feira, servidores do Itamaraty manifestaram preocupação com a segurança de servidores e familiares em Beirute, alvo de bombardeios.
Com informações do Metrópoles