Nesta sexta, sábado e domingo (19 a 21 de abril), Macapá vai sediar a I Convenção Estadual Brasil Equatorial dos Gideões Internacionais. O evento acontece no auditório da Universidade Federal do Amapá (Unifap), na Zona Sul da capital.
O tema da convenção é “Anuncie entre os povos a Sua glória”, e está baseado no texto bíblico do Salmo 96, versículo 3.
De acordo com o coordenador-geral do evento, o gideão Anab Monteiro, são aguardadas caravanas de convencionais de várias regiões, como do Baixo Amazonas e outros estados, além de grupos de todos os municípios do Amapá e da capital, Macapá.
A abertura da convenção será na sexta-feira à noite, mas desde às 14h os líderes de cada região estarão em reunião de ajustamento de ações. O evento prossegue no sábado nos turnos da manhã, tarde e noite, e se encerra domingo (21) com visita a igrejas evangélicas da capital.
Os Gideões Internacionais evangelizam povos através da distribuição de porções da Bíblia, como os exemplares de Novos Testamentos de bolso. No encontro deste final de semana os Gideões esperam distribuir cerca de 5.500 Novos Testamentos (que é a segunda parte da Bíblia Sagrada) à população de Macapá.
A ORGANIZAÇÃO
Gideões Internacionais é uma organização cristã evangélica, sem fins lucrativos, formada por homens de negócio e profissionais liberais cristãos, que se dedicam à distribuição de edições de Bíblias em hotéis, escolas, hospitais, repartições públicas civis e militares, presídios, empresas, aeronaves e navios.
Fundada nos Estados Unidos, em 1899, a entidade iniciou a distribuição gratuita de cópias da Bíblia em 1908, em hotéis daquele país. Em 2015, em todo o mundo, a associação distribuiu mais de 2 bilhões de cópias da Bíblia em mais de 200 países. No ano de 2022 contava com 269.500 membros em 200 países e territórios.
No Brasil, os Gideões já distribuíram mais de 193 milhões de Novos Testamentos desde 1958. Anualmente a organização distribui cerca de 87 milhões dessas porções da Bíblia no mundo. No Brasil são distribuídos cerca de 6,8 milhões de Novos Testamentos todos os anos.