No Amapá, as projeções do tempo para março apontam um mês chuvoso, com pancadas concentradas na região leste do estado, porém abaixo da média esperada. As informações são do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa).
Ao longo do mês, as precipitações devem ocorrer também na região central do estado, nos municípios de Oiapoque e Calçoene, com acumulados variando entre 300 e 400 milímetros. Por outro lado, as áreas oeste e sul devem enfrentar chuvas abaixo da média.
“O nosso mês de março é, geralmente, muito chuvoso. No entanto, por conta de efeitos climáticos como o El Niño, há uma influência nas chuvas por todo o país. A previsão é que, a partir de abril, voltemos à normalidade, com chuvas na média esperada e mais intensas”, pontuou o meteorologista do Iepa e doutor em biodiversidade, Jefferson Vilhena.
Já nos municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari, a previsão é de um mês com poucas chuvas, com acumulados variando entre 10 e 40 milímetros diários.
El Niño
O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, causando mudanças nas precipitações e temperatura em várias partes do mundo, afetando o clima.
O efeito climático também pode causar secas, estiagem ou influenciar outros eventos meteorológicos globais, como tempestades tropicais e ciclones.
Com informações Ascom/Gea