Era impossível alguém cruzar seu caminho e não receber muito de PASTOR OTON; muitos ensinamentos, muito amor, muita luz, muita percepção, muitas reflexões, muito tudo! Ele era intenso em tudo.
Mas ele era também homem de UMA SÓ PALAVRA! Quando o assunto era participação na vida cívica então…, ele tinha um lado bem claro: conservador e de ideários bem definidos. Não adiantava tentar persuadi-lo a mudar de lado, se o trato respeitava e contemplava a participação da Igreja, então ele mostrava o quão destemido poderia ser em uma aliança! Não era morno e não adoçava gente morna! São raros homens como ele foi!
INSPIRADOR! Pastor Oton sempre nos aconselhou aos estudos e ao conhecimento, instigando e inspirando pela busca o mais profundo e ecleticamente possível. Não se tem conta de quantos profissionais e pessoas hoje de sucesso, passaram pelas cartilhas do PASTOR OTON!
Particularmente, tive um grande privilégio de receber diretamente dele orientações e conselhos pela busca de conhecimentos, até mesmo inefáveis, que para alguns, mais travados aos estudos, seria inimaginável! Por isso, e por muito mais, o considero meu pai e meu confidente!
Posso compartilhar uma ocasião em que pedi um conselho a ele neste sentido. Perguntei se ele concordava com a chama que queimava em meu coração, de pensar em renunciar a profissão de policial que ocupo, e assumir integralmente a dedicação ao sacerdócio. Ele foi lúcido e objetivo: não precisa fazer isso! Ele então me disse que havia tomado uma decisão como essa anos atrás em sua vida, mas que não aconselharia o mesmo no momento. “Continue este seu trabalho sem parar esse outro”, concluiu ele.
AMOR e AUSTERIDADE marcaram igualmente a sua liderança eclesiástica e toda a sua trajetória de vida. E foi desta forma que ele nos ensinou, com suas mensagens e seus exemplos, mostrando que nossa caminhada deve ser seguida com amor irrenunciável aos princípios cristãos e muita firmeza na defesa dos valores morais, éticos e cívicos, inclusive.