O Ministério da Saúde publicou uma portaria liberando a volta da temporada de cruzeiros no Brasil a partir do dia 7 de março. Quando a circulação dos navios foi suspensa no início do ano, a expectativa era que as atividades fossem retomadas em 21 de janeiro, mas a medida foi prorrogada para 4 de fevereiro, 18 de fevereiro e 4 de março. A temporada está prevista para terminar em meados de abril.
O texto divulgado na sexta-feira (25) alerta que a autorização pode ser revista a qualquer momento dependendo do contexto epidemiológico e estabelece quais são as obrigações das armadoras e dos passageiros em relação à Covid-19. Veja a seguir:
O viajante que apresentar sintomas da doença deve imediatamente comunicar a equipe médica do navio sobre o seu estado clínico, permanecer isolado na cabine até nova orientação e fazer um teste de antígeno ou RT-PCR.
Além disso, também devem ser imediatamente testados todos os contatos próximos a ele, ou seja, que estavam na mesma cabine, que pertenciam ao mesmo grupo de viagem, que tenha tido contato físico direto ou que tenham estado há menos de um metro de distância e sem máscara por um período mínimo de 15 minutos.
Caso o resultado seja negativo, a pessoa deve cumprir quarentena até o fim dos sintomas, enquanto os seus contatos próximos serão liberados para circular livremente pelo navio.
Caso o resultado seja positivo, a pessoa deve ser transferida para cumprir isolamento em uma cabine destinada exclusivamente para essa finalidade. A quarentena deve ser de vinte dias se o infectado apresentar um quadro grave da doença e dez dias se os sintomas forem leves. Nessa segunda hipótese, existe a possibilidade de suspender o isolamento no sétimo dia se a pessoa já estiver sem sintomas e sem ter que usar medicamentos para controlar febre há pelo menos 24 horas. Já os contatos próximos, mesmo tendo testado negativo para a Covid-19, devem ser mantidos em quarentena até o desembarque.
Vale esclarecer que se o cruzeiro chegar ao fim antes do término do período de quarentena, o paciente deve continuar o seu isolamento em casa, no hospital ou em um hotel preparado para receber hóspedes com Covid-19.
O Ministério da Saúde também aconselha que todos os passageiros cumpram uma quarentena de 14 dias após o desembarque do navio e façam um teste de Covid-19 a partir do quinto dia do fim da viagem. Se alguém desenvolver sintomas suspeitos nesse período, a recomendação é buscar atendimento médico e informar que esteve em um cruzeiro recentemente.