Diriam alguns que nascemos prontos a nos auto sabotar, como se ao sermos concebidos, tenhamos recebido a pitada da maldade. Este conceito de que o homem é mau por natureza, a menos que precise ser bom escrito por Maquiavel se contrapõe ao que Rousseau descreve como sendo o homem bom por natureza, o meio social é que o corrompe.
Nosso enfoque é que entendamos que quanto mais consumirmos notícias falsas e inverdades midiáticas mais fixos em propósitos vis estaremos e até pior, seremos.
Quando surgiu a missão em levar o conhecimento adquirido nas áreas de saúde e segurança para as forças policiais, acadêmicos e ONG´s a primeira necessidade era de que os temas fossem repassados de forma objetiva e com social importância.
A Scudero Segurança & Resgate busca formar jovens e adultos com treinamentos e capacitações desmistificando as baboseiras comerciais que as propagandas tentam empurrar a goela a baixo.
Típicos exemplos de mito ou inverdade é a de que melancia com leite faz mal, de que não se pode fazer torniquete para contenção de sangue ou ainda de que uma munição ponta oca é mais eficaz para usurpar o poder de ação de um criminoso armado.
O teste da melancia com leite eu mesmo fiz e aqui estou ainda vivo, um torniquete bem aplicado tem o objetivo de conter a perda de volume sanguíneo e dar sobrevida ao ferido até o atendimento especializado, bem como as populares munições de ponta oca também chamadas de (stopping power) justamente pela ação que produz após atingir o alvo com poder de parada e fragmentação dissipando energia em partes e assim interrompendo o trajeto dentro do corpo.
Quanto ao meio acadêmico nos parece salutar que as discussões em torno de mitos e verdades sejam importantíssimas pois é neste ambiente de construção de teorias e conceitos promovidos pelos experimentos científicos que renovamos ou transformamos o modo de pensar e agir de cada povo. Um claro exemplo disto foram os estudos que revelaram a tendência dos navegadores europeus em descobrir novas terras a oeste e no outro lado do oceano atlântico, e assim aportaram em terras tupiniquins, contrariando o ensinado no ensino fundamental de que o Brasil foi descoberto.
Se de um lado a polaridade de famosos nas redes sociais sejam parâmetros para a forma de vida de grande número de seguidores, exemplo a serem destacados é o da campeão do reality show Big Brother Brasil XXI, Juliete Freire, que ao cair nas graças do público já conquistou a marca impressionante de quase 30 milhões de seguidores ou do criminoso piauiense que mesmo na condição debilitada motora por ser tetraplégico foi detido e conduzido a delegacia daquele estado por ser acusado de dar golpes digitais em centenas de pessoas se passando por hacker ou ainda pai de santo e que segundo as autoridades locais o mesmo dizia fazer trabalhos espirituais. Pela internet e com perfil falso ele já teria movimentado cerca de 1milhão e meio de reais em atividades de estelionato e falsidade ideológica.
No campo dos cursos e treinamentos onde instrutores, tutores, facilitadores, educadores e professores são os doutrinadores e até mesmo guias no pensar a atividade laboral, quando estes mestres acabam reproduzindo nos centros de treinamento mitos e inverdades isso se torna catastrófico pois lá na frente vidas poderão ser ceifadas.
Sei que a palavra mito está na moda pelo adjetivo adotado a um determinado político brasileiro que se tornou famoso pelas respostas curtas e irônicas que profere quando lhe perguntam o que ele não gostaria de responder. Contudo não me parece ser o adjetivo correto para este fim pois segundo o dicionário online de português: “Mito. substantivo masculino. Narrativa de teor fantástico e simbólico, normalmente com personagens ou seres que incorporam as forças da natureza e as características humanas. Algo ou alguém cuja existência não é real ou não pode ser comprovada. Crença construída sobre algo ou alguém; mitologia: o mito da Fênix”.
Já segundo o mesmo dicionário: “Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada. A verdade é muitas vezes desacreditada e o ceticismo é a descrença ou incredulidade da verdade”.
Portanto acredito que buscarmos a verdade em tudo aquilo que fazemos nos torna pessoas melhores, mais plenas e cheias de vida até porque a mentira tem pernas curtas.
A verdade não pode ser radicalizada, polarizada e extremista. A verdade é extrema em si pois segundo a própria Bíblia Sagrada devemos todos viver na retidão ou ainda como dizem os nossos irmãos e irmãs caipiras: palavra de homem não tem curva.
Para os membros de força de segurança e socorro mais especificamente bombeiros, policiais e vigilantes fica a mensagem de que todos nós somos matéria em movimento e de que nenhum conhecimento é estático e dito isto devemos deixar de lado velhos paradigmas e ir ao encontro de novos e avançados conhecimentos através de estudos e pela ciência contemporânea pois sim a ciência é mutável pelos conhecimentos novos e novas formas de entender o mundo.
Já imaginou se um socorrista ainda adotasse o protocolo antigo de reanimação cardiorrespiratória na frequência de 2 x 10 sendo que o atual faz referência a 30 compressões torácicas x 2 insuflações (respiração boca a boca)?
A ciência torna nossa vida mais ágil e corretiva justamente pelos protocolos nas diversas áreas profissionais. Assim é nas policias militares, corpo de bombeiros militares, polícias civis, PF, PRF, SAMU, GCM´s onde todos devem seguir as diretrizes de atuação homologadas e não adotar achismos MITOS E INVERDADES.
Convido você a experimentar uma atividade nova em suas vidas que trará ótimos benefícios para si e sua família, faça um curso e treine regularmente sobre primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, defesa pessoal e várias outras disciplinas para engrandecer o conhecimento e tornar o útil ao agradável.
Estamos à disposição! Deus no comando!