O estado do Texas, nos Estados Unidos, vem lidando com os duros efeitos das chuvas que atingem a região desde sexta-feira (7/4). As enchentes deixaram, até esta segunda-feira (7/7), 82 pessoas mortas, dentre as quais 27 crianças. Diversos moradores da região estão reclamando do que chamam de abandono por parte do governo, que não teria feito qualquer tipo de alerta.
Kathy Perkins, uma das pessoas atingidas, e que está em um centro da Cruz Vermelha em Kerrville, falou para o jornal The Guardian que só foi “alertada” pela própria tempestade e que equipes de emergência só foram até sua cidade, Ingram, e ligaram as sirenes quando os efeitos da chuva já eram sentidos.
Enchente
- Chuvas torrenciais provocaram enchentes repentinas ao longo do rio Guadalupe, no estado americano do Texas, na última sexta-feira (4/7), deixando 82 mortos, dentre os quais 27 crianças.
- Entre as vítimas identificadas até agora estão meninas que faziam parte do Camp Mystic, um acampamento cristão de verão. Elas estavam alojadas próximo às margens do rio quando o local foi tomado pela água por volta das 4h, no horário local.
- O número de mortos tem sido atualizado constantemente à medida em que novos corpos são localizados.
“Eles deveriam ter acordado todo mundo, mas eu simplesmente fui embora. Eram só dois caras numa caminhonete branca e eles me disseram: ‘Você precisa sair, você não tem muito tempo’. Já devia ter caído em Hunt”, relata. “As autoridades não poderão simplesmente ficar em silêncio. Essas crianças deveriam estar seguras, mas não estavam”.
A mulher relata que todos, na região, notaram que o juiz Rob Kelly, a autoridade eleita mais graduada do condado de Kerr, pareceu se esquivar da responsabilidade.
“Ele disse: ‘Nós não sabíamos de nada’. Todo mundo percebeu isso”, disse Perkins.
Fonte: Metrópoles