Chuvas torrenciais provocaram enchentes repentinas no estado americano do Novo México, que mataram pelo menos três pessoas na terça-feira (8), incluindo duas crianças pequenas, e deixaram dezenas presas em casas e veículos no resort de Ruidoso, informaram uma autoridade estadual de emergência e um comunicado da cidade.
As crianças, de quatro e sete anos, e um homem foram arrastados rio abaixo e posteriormente encontrados mortos, informou o resort em seu site na noite de terça-feira, acrescentando que as operações de resgate estavam em andamento.
Imagens dramáticas de vídeo nas redes sociais e em vários veículos de notícias mostraram uma casa inteira, arrancada de suas fundações, deslizando rio abaixo pelas águas marrons e lamacentas do Rio Ruidoso, inundado, atingindo árvores ao longo do caminho.
“Eu vi o vídeo. Não sabemos se havia alguém na casa”, informou Danielle Silva, porta-voz do Departamento de Segurança Interna e Gestão de Emergências do Novo México.
Equipes de emergência organizadas pelas autoridades locais e pela Guarda Nacional realizaram pelo menos 85 resgates em águas rápidas em Ruidoso e arredores, muitas delas pessoas presas em carros e casas devido à elevação das águas da enchente, disse Silva.
Silva informou que o nível do rio subiu rapidamente, atingindo um recorde provisório de 6,2 metros no pico da enchente, e quando as águas começaram a baixar à noite, as autoridades começaram a procurar sobreviventes nos escombros.
Enchentes nos Estados Unidos
As últimas inundações ocorreram somente quatro dias após uma enchente repentina e mortal, provocada por fortes chuvas ao longo do Rio Guadalupe, que matou pelo menos 111 pessoas e deixou dezenas de desaparecidos após devastar uma faixa da região montanhosa do Texas.
No Novo México, Silva disse que a gravidade do fluxo de detritos foi agravada por uma paisagem devastada pelas chamas e desmatada por um incêndio florestal, seguido por uma inundação que erodiu o solo.
O Resort Ruidoso, um popular refúgio de verão e estação de esqui, situado na cordilheira de Sierra Blanca, no centro-sul do Novo México, está localizado a cerca de 185 km ao sul de Albuquerque, a maior cidade do estado.
Fonte: CNN Brasil