A loteria Norsk Tipping, da Noruega, divulgou na sexta-feira (27/6) valores incorretos de prêmios após o sorteio do Eurojackpot, loteria transnacional europeia. O erro fez com que os ganhadores fossem notificados e acreditassem que estavam milionários.
Porém, o sistema multiplicou os valores em euros — enviados da Alemanha — por 100 ao convertê-los para coroas norueguesas, quando o correto seria dividi-los por 100.
A CEO da empresa, Tonje Sagstuen, renunciou ao cargo ainda no sábado (28/6).
“Houve um erro no código que converte centavos de euro para coroas norueguesas no sistema de jogo, o que levou ao erro quando a visão geral dos prêmios deveria ser inserida na sexta-feira à noite. O erro foi descoberto tarde demais, então milhares de jogadores receberam notificações incorretas”, informou a própria lotéria, em um comunicado.
No sábado, “a visão geral correta dos prêmios foi publicada. A maioria dos prêmios foi paga até as 4h30 da manhã de sexta”, segundo a empresa.
Muitas pessoas acreditaram ter recebido prêmios muito acima do valor real.
“Lamento profundamente que tenhamos decepcionado tantas pessoas e entendo que estejam bravas conosco. Recebi muitas mensagens de pessoas que conseguiram fazer planos para férias, comprar um apartamento ou reformar antes de perceberem que o valor estava errado. A elas, só posso dizer: desculpem! Mas entendo que seja um pequeno consolo”, lamentou a CEO Sagstuen.
A Norsk Tipping, controlada pelo Ministério da Cultura da Noruega, alegou que tem sido “duramente criticada por clientes individuais”. “Diversos erros graves foram descobertos na empresa nos últimos meses, e o incidente de sexta-feira se soma a eles”, declarou.
Fonte: Metrópoles