O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que as discussões de paz sobre a guerra na Ucrânia vão começar nesta sexta-feira (14/2), na Alemanha.
Negociações para a paz na Ucrânia
- A promessa de Trump mediar o fim da guerra na Ucrânia avançou na quarta-feira (13/2), após o presidente dos EUA telefonar para Wladimir Putin e Volodymyr Zelensky.
- Depois das conversas, os três lideres demonstraram otimismo quanto a uma possível negociação de paz, e concordaram e iniciar conversas sobre o tema.
- A realidade do conflito, no entanto, pode se impôr e frustrar planos de Zelensky.
De acordo com o líder norte-americano, que mesmo antes de assumir a Casa Branca pela segunda vez prometeu dar um fim ao conflito no Leste Europeu, delegações dos EUA e Rússia devem realizar negociações durante a Conferência de Segurança de Munique.
“Eles terão uma reunião em Munique amanhã. A Rússia estará lá com o nosso pessoal, e a Ucrânia também está convidada”, declarou Trump.
O avanço nas negociações surge um dia após o presidente dos EUA conversar sobre o assunto com Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.
Após o telefonema com o presidente da Ucrânia, Trump informou que uma delegação dos EUA, chefiada pelo vice-presidente J.D. Vance, o chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio, e o enviado especial para a Ucrânia, Keith Kellog, se reuniria com lideranças ucranianas para tratar da guerra.
Fonte: Metrópoles