A delegação russa foi obrigada a pagar em dinheiro vivo o combustível para reabastecer o avião após a cúpula entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o da Rússia, Vladimir Putin. O encontro aconteceu na última sexta-feira (15/8), no Alasca.
A informação sobre o pagamento em dinheiro foi confirmada pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, durante a uma entrevista ao jornal americano NBC.
“Quando os russos pousaram no Alasca, eles tentaram – estavam lá para reabastecer. Tiveram que se oferecer para pagar em dinheiro para reabastecer seus aviões porque não podem usar nosso sistema bancário. Eles enfrentam consequências todos os dias. Mas a questão fundamental é que isso não alterou a direção desta guerra”, disse, em referência à guerra na Ucrânia.
O avião de Putin, Ilyushin IL-76, tem capacidade para 152.620 litros de combustível. Segundo o Monitor de Preços de Combustível de Aviação da Associação Internacional de Transporte Aéreo, o custo atual do combustível de aviação tem sido de cerca de US$ 2,10 por galão (aproximadamente 3,8 litros). O que significa que a Rússia pode ter pago aproximadamente US$ 85.000 apenas para reabastecer um único avião.
No entanto, sem um acordo de paz firmado, Trump decidiu não impôr novas sanções a Rússia para não interromper as negciações para um possível cessar-fogo. Rubio defendeu a decisão do presidente dos EUA e enfatizou que não há evidências de que novas punições seriam eficazes para coagir a Rússia a se render de imediato.
“Neste caso específico, e é isso que estamos tentando fazer aqui. E, portanto, essas opções permanecem com o Presidente. No minuto em que ele tomar essas medidas, todas as negociações cessam. No minuto em que tomarmos essas medidas, não restará ninguém no mundo para conversar com os russos e tentar levá-los à mesa para chegar a um acordo de paz”.
O desfecho da reunião deu-se em sinalizações de algum entendimento sobre questões comerciais entre EUA e Rússia, mas a guerra não figurou como um tema no qual teriam havido avanços. O presidente russo disse que o fim da contenda depende da eliminação das “raízes primárias do conflito”.
Trump encontra Zelensky
Nesta segunda-feira (18/8), Trump se reuniu com o presidente Volodymyr Zelensky na Casa Branca para discutir um acordo de paz na guerra entre Rússia e Ucrânia.
Fonte: Metrópoles