O tufão Co-may atingiu o norte das Filipinas nesta sexta-feira (25), causando deslizamentos de terra, inundações e derrubando linhas de energia em várias províncias após intensificar as chuvas de monções do sudoeste.
Moradores da província de Pampanga, no norte do país, enfrentaram enchentes na altura dos joelhos após as tempestades durante a noite, intensificadas pelo Co-may, inundarem estradas e causarem o transbordamento de rios e pântanos próximos.
O Co-may, com ventos de 120 km/h, atingiu a província de Pangasinan na manhã desta sexta-feira (25) e, desde então, enfraqueceu para uma tempestade tropical após atravessar a região montanhosa e passar por Luzon, a maior ilha do país.
Segundo um relatório da agência nacional de desastres, pelo menos 25 pessoas morreram devido às chuvas, principalmente devido a inundações, queda de árvores e deslizamentos de terra, enquanto oito pessoas continuam desaparecidas.
Não houve relatos de vítimas diretamente relacionadas ao tufão Co-may.
Em média, cerca de 20 tempestades tropicais atingem as Filipinas a cada ano, trazendo chuvas intensas, ventos fortes e deslizamentos de terra mortais.
Fonte: CNN Brasil