O governo da Venezuela chamou de “roubo descarado” a apreensão de um avião do país por autoridades dos Estados Unidos. A declaração do regime de Nicolás Maduro aconteceu nesta sexta-feira (7/2), um dia após a apreensão na República Dominicana.
Aviões apreendidos
- Sob ordens do chefe da diplomacia de Donald Trump, Marco Rubio, autoridades norte-americanas apreenderam, na República Dominicana, um avião utilizado por autoridades da Venezuela.
- Esta não é a primeira vez que uma aeronave do regime Maduro é apreendida pelos EUA. Em setembro de 2024, um caso semelhante aconteceu, também na República Dominicana.
- De acordo com o governo norte-americano, a compra de aeronaves pelo governo venezuelano viola sanções econômicas impostas contra o país.
Em um comunicado, o governo da Venezuela afirmou que a ação foi motivada por um “ódio” do chefe da diplomacia de Trump, Marco Rubio, contra o país liderado por Maduro.
“A República Bolivariana da Venezuela denuncia diante do mundo o roubo descarado de uma aeronave venezuelana, executado por ordem do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Seu ódio pela Venezuela agora o levou ao crime aberto, confiscando ilegalmente um avião do PDVSA com a cumplicidade do governo fantoche da República Dominicana”, disse o regime Maduro.
De acordo com o governo venezuelano, o país tomará todas as medidas necessárias para denunciar o caso e obter de volta a aeronave, utilizada por nomes do primeiro escalão da Venezuela.
Fonte: Metrópoles