Sob sol e chuva, um cachorro foi encontrado acorrentado e desnutrido em uma casa abandonada em Pedra Branca do Amapari, município a 183 quilômetros de Macapá. A Polícia Civil recebeu uma denúncia anônima de maus tratos animal e flagrou o tutor, que foi preso na quinta-feira (26).
De acordo com o delegado Antério Almeida, o animal está muito magro, e aparentava ter ficado dias sem receber alimentação. “O tutor do cão alegou que o cachorro estava naquelas condições porque estava doente e que estava acorrentado só há 15 dias”, disse.
O local onde o animal foi preso não tinha abrigo, comida e nem água, além de estar tomado por lixo. O cachorro foi entregue, mediante termo de guarda e responsabilidade legal, ao pai do infrator, que se comprometeu a cuidar do bicho.
Maus-tratos, abuso e violência contra animais é crime previsto no art. 32, §2º, da Lei de Crimes Ambientais. A pena para quem praticar a infração contra cães ou gatos é de prisão, de dois a cinco anos, multa e perda da guarda do animal.

