Nesta segunda-feira, 15, a Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP), concluiu dois inquéritos policiais que resultaram no indiciamento de quatro pessoas por roubo majorado pelo concurso de agentes e pelo emprego de arma de fogo, associação criminosa e falsidade ideológica.
Segundo apurado nas investigações, um detento do IAPEN, de 34 anos de idade, seria o mandante de vários crimes de roubo na cidade de Macapá.
De acordo com o Delegado Leandro Vieira Leite, titular da DECCP, o interno do IAPEN arregimentava criminosos de fora do presídio para praticar roubos em Macapá e obrigar as vítimas a transferir dinheiro, por meio de PIX, para um conta falsa que ele havia criado, utilizando os dados não autorizados de uma pessoa residente no Estado da Bahia.
Através da investigação de quebra de dados bancários e telemáticos foi possível identificar a fotografia de cadastro da conta, levando a identificação do preso.
“No momento em que foi criar a conta, o detento fez uma selfie de dentro das instalações do presídio, possibilitando sua identificação. Investigamos dois crimes de roubo com seis vítimas. Foram transferidos cerca de R$ 5 mil à conta bancária que o detento utilizava. Além do detento, foram indiciadas três pessoas pela participação nos crimes de roubo e associação criminosa”, disse o Delegado.
Os inquéritos policiais foram encaminhados ao Poder Judiciário.