A partir desta quarta-feira, 26, a Noruega volta a receber turistas do Brasil e de demais países de fora da União Europeia sem a necessidade de cumprimento de quarentena obrigatória ou de vacinação. A medida foi anunciada pelo governo local na última terça-feira, 25.
Com a mudança, é necessário que todos os viajantes maiores de 16 anos preencham um formulário de entrada no país até 72 horas antes da chegada, assim como apresentar um teste do tipo PCR ou de antígeno com resultado negativo para a covid-19, que deve ser realizado até 24 horas antes do embarque, com exceção para quem possui carteira de vacinação europeia, pois os certificados de imunização brasileiros não são reconhecidos no país.
Ao chegar na Noruega, o turista deve se submeter a um novo teste para a covid-19, feito em, no máximo, 24 horas após o desembarque. Segundo autoridades de turismo do país, há estações de testagem nos principais pontos de entrada e de forma gratuita. No caso de turistas menores de 16 anos, não há necessidade de apresentar o resultado do teste no embarque, mas o turista deve fazer o teste logo na chegada ao país.
Quem testa positivo para a doença deve entrar em isolamento imediatamente e poderão sair da quarentena após seis dias do primeiro mal-estar, caso não tenham febre nas 24 horas anteriores sem o uso de medicação, mas esta medida é válida apenas para positivados com sintomas. No caso dos assintomáticos, o isolamento pode ser encerrado seis dias após a detecção do vírus no exame.

