Um novo golpe na praça está dando prejuízos a diversas vítimas em Santana, município distante 17 km de Macapá. A informação é de Alan Amoras, do escritório Alan Amoras & Advogados, que recebeu reclamações de clientes que foram lesados por bandidos que se passam por advogados do escritório.
O golpe consiste em ligações de criminosos para clientes que tem valores em precatórios (dívidas judiciais) para receber, se passando por advogados e exigindo valores para pagamento de custas processuais para apressar o processo e os valores serem liberados.
Os alvos são funcionários públicos federais e estaduais e, segundo Alan Amoras, vários clientes foram lesados e o prejuízo pode ultrapassar a casa dos R$ 10 mil, “fica fácil para os criminosos porque qualquer pessoa pode obter informações no sistema Tucujuris, que é um sistema de fácil acesso, e com informações reais dos processos entram em contato com clientes do nosso escritório, se fazendo passar por advogados e aplicam o golpe”, diz Alan.
Segundo o delegado Danilo Brito, da 2ª Delegacia de Polícia Civil que está investigando o caso, o primeiro boletim registrado foi em fevereiro de 2023, nos meses seguintes vários outros casos foram identificados e estão sob investigação.
“Com as informações dos processos, que são verdadeiras ´porque foram extraídas do Tucujuris, fica fácil convencer os clientes e eles só percebem que caíram em um golpe depois que efetuam a transferência e pedem informações sobre os processos”, explicou o delegado.
O Advogado Alan amoras alerta os clientes para que, caso recebam ligações suspeitas, procurem o escritório, “os clientes que caíram na fraude contaram que os golpistas conseguem imitar a minha voz. Na rede social que utilizaram colocaram a minha foto, e as informações que tinham eram verdadeiras. Na ânsia de ter a liberação os benefícios alguns fizeram os pagamentos exigidos e só depois perceberam que caíram no golpe da falsa identidade”, ressalta o advogado.
Investigação
O delegado Danilo observa que não resta dúvida de que se trata de uma organização criminosa com atuação em todo o Brasil, possivelmente com participação de hackers, “as investigações estão avançando e, em três casos já pedimos, junto as instituições financeiras, a quebra de sigilo bancário, inclusive de laranjas que estão sendo utilizados pelos golpistas, estamos esperando os relatórios mostrando o histórico das movimentações. Alguns pedidos foram feitos junto ao Banco Central e estamos nessa fase. Brevemente teremos notícias do desfecho das investigações”, finalizou o delegado.
Alerta
Os golpistas têm uma infinidade de maneiras para efetuar fraudes e arrancar dinheiro dos desavisados, mas o bom é que também existem maneiras de evitar cair em golpes fraudulentos e ser lesado.
No caso os golpes em clientes dos advogados do escritório Allan Amoras & Advogados, a forma mais fácil de evitar é pedir um tempo e fazer contato com o advogado responsável pelo caso, pelo número que costuma falar e que foi passado pelo escritório.
Caso não tenha acesso a esse número, vá até o escritório e procure saber se o contato é real.
Nunca efetue pagamentos ou transferências para pessoas que não reconhece como colaborador do escritório, procure sempre confirmar quem fez o contato.
Esteja atento, os golpistas, geralmente, são pessoas convincentes, que tem acesso a informações dos processos e desconfie da urgência nas transferências de valores.

