Outro assunto em destaque nesta semana é a Celebração dos 110 (cento e dez) anos de fundação da Igreja Assembleia de Deus no Brasil, fundada por Daniel Berg e Gunnar Vingren, em 18 de junho de 1911 em Belém do Pará, hoje considerada a Capital Nacional e Internacional das Assembleias de Deus no Brasil e no Mundo.
Assim, nesta semana, no período de 18 a 20 de junho de 2021, a Igreja-Mãe da Assembleia de Deus em Belém receberá visitantes de todos os estados brasileiros e de vários países nas comemorações dos 110 anos de fundação da denominação. O pastor Samuel Câmara, presidente da citada Igreja-Mãe, a nº 1, e presidente nacional da CADB – Convenção da Assembleia de Deus no Brasil, confirmou a presença do Excelentíssimo Presidente da República Jair Bolsonaro nos festejos.
A celebração dos 110 anos da AD no Brasil vai até o dia 20 do mês de junho e será realizada principalmente no Centenário Centro de Convenções, avenida Augusto Montenegro, além de outras programações presenciais e por meio de plataforma virtuais de mídia pela internet.
Nas redes sociais, o pastor Samuel Câmara tem destacado momentos importantes sobre o início da AD no Brasil. “Glória a Deus! Há 110 anos, no Brasil, começou o maior movimento pentecostal da atualidade, um dos mais importantes movimentos da história da fé cristã. Glória a Deus! Pois começou no meio dos crentes em Jesus, os quais começaram a indagar sobre o poder do Espírito Santo e acerca dos dons espirituais citados nas Escrituras: Essas promessas registradas na Bíblia são para nós hoje? E quando Deus respondeu a essa indagação sincera de corações sedentos com o derramamento do Espírito Santo, o fez do mesmo modo que no princípio da Igreja de Jesus Cristo, em Jerusalém. Foi assim que se formou a Assembleia de Deus, em Belém do Pará”.
Os 110 anos da Assembleia de Deus no Brasil. A origem das Assembleias de Deus no Brasil está no fogo do reavivamento que varreu o mundo por volta de 1900, início do Século XX, especialmente na América do Norte. Os participantes desse reavivamento foram cheios do Espírito Santo da mesma forma que os discípulos e os seguidores de Jesus durante a Festa Judaica do Pentecostes, no início da Igreja Primitiva, conforme está escrito em Atos 2. Assim, eles foram chamados de “pentecostais”. Exatamente como os crentes que estavam no Cenáculo, os precursores do reavivamento do Século XX falaram em outras línguas que não as suas originais, quando receberam o batismo no Espírito Santo. Outras manifestações sobrenaturais tais como profecia, interpretação de línguas, conversões e curas também aconteceram.
Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da Humanidade e a atualidade do Batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais. As igrejas evangélicas tradicionais existentes na época ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal. A irmã Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de 1911, foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo, o que não demorou a ocorrer também com outros irmãos.
O clima ficou tenso naquela comunidade, pois um número cada vez maior de membros curiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde realizavam reuniões de oração. Resultado: eles e mais dezenove irmãos acabaram sendo desligados da Igreja que participavam. Convictos e resolvidos a se organizar, fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembleia de Deus. Amém.
DESTAQUES DA SEMANA
1- No Dia do Pastor de hoje, trazemos à memória a figura do saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar.
2- Frida Vingren e Gunnar Vingren, Casal Co-Fundador da Igreja Assembleia de Deus no Brasil.
3- Apebe – Associação Pró-Evangélicos do Brasil e Exterior promove Ação Humanitária no Bailique.
LIDERANÇAS
Sugestão de leitura: RODRIGUES, Besaliel. O centenário da chegada dos evangélicos ao Amapá, Macapá: Edições da Amazônia, 2017, 44 p. O autor, que depois se tornou o Presidente da Convenção de Pastores UFIADAP, além de pastor, é advogado, bacharel e licenciado em história pela Universidade Federal de seu Estado. Nas celebrações do Centenário da AD no Amapá, foi o Presidente da Comissão de Memória e História do Centenário. O prefácio da Obra foi feito pelo Pastor Oton Alencar, presidente da Igreja Centenária e de Honra da referida Convenção. O leitor encontrará no conteúdo do livro (i) a trajetória do cristianismo desde Jesus Cristo, passando pelas idades antiga, média, moderna e contemporânea, até chegar ao Brasil e ao Amapá; (ii) fala da Reforma Protestante de Lutero do início do século XVI; (iii) relata o surgimento das igrejas evangélicas tradicionais; (iv) registra o surgimento do movimento avivalístico da Rua Azuza, nos Estados Unidos; (v) e descreve a chegada, instalação, desenvolvimento e consolidação do movimento pentecostal em Belém e no Amapá, na época território pertencente ao Estado do Pará. Amém.
ESPECIAL
NEWS: 1. Junho, o mês das Assembleias de Deus no Brasil: A Igreja Evangélica Assembleia de Deus, fundada em Belém do Pará em 18 de junho de 1911, por Daniel Berg e Gunnar Vingren, é a maior igreja pentecostal do planeta Terra; 2- Um século e uma década: Agora em 2021 celebra 110 Anos no Brasil com um mega evento nacional que acontecerá no Centro de Convenções da Entidade na Capital paraense, berço do pentecostalismo brasileiro; 3- A Co-Irmã Amapaense: A Assembleia de Deus – A Pioneira, sediada em Macapá, no vizinho Estado do Amapá, celebrará aniversário – 104 Anos – no mesmo mês, no período de 26 a 29 de junho, em Macapá. Todos estão convidados. Daremos mais detalhes nas próximas oportunidades; 4- E mais…: A 4ª AGC – Assembleia Geral Convencional Anual da CADB – A Convenção (Nacional) da Assembleia de Deus no Brasil acontecerá, neste ano de 2021, em Manaus – Amazonas, junto com a AGO – Assembleia Geral Ordinária Anual da CEADAM – Convenção Estadual da Assembleia de Deus Amazonense, no período de 27 a 30.10.2021. Será um dos maiores eventos eclesiásticos do país. Aguardem!
ESTUDOS BIBLICOS
Tema: Vai Pastor… – João 10.11-16
Você caminha lentamente até o púlpito… Você confere: cabelo, na roupa que está usando… pensa no sermão, faz uma oração silenciosa, pois as ovelhas estão ali sedentas por uma palavra sua… e um obreiro pergunta: Pastor, aceita uma água? Ninguém ali sabe se você está bem ou mal, alegre ou triste! Suas preocupações devem ser superadas, suas dores disfarçadas e seu rosto deve portar um sorriso!
Pastor, um ser muitas vezes solitário! Suas contas, suas prestações, suas lutas diárias, sua fragilidade, isso não entra no sermão. Algumas vezes ainda carrega feridas dos últimos anos, meses, dias…em que o inferno está lhe retalhando, pois resgatastes algumas almas que estavam a caminho de lá. Quantas vezes vai ao culto, após ter chorado em uma tarde inteira, sem ninguém participar.
Então, antes de criticar algum pastor, não generalize, pois Jesus mesmo disse que existem os pastores maus, os mercenários, aqueles que só pensam em ganhar dinheiro e tirar vantagens materiais das igrejas, mas é a minoria.
FIQUE LIGADO
Apebe promove Ação Social e Humanitária no Bailique.
Aconteceu neste último final de semana, no arquipélago do Bailique, na região atlântica das ilhas marajoaras brasileiras, a ação social e humanitária denominada “SOS Bailique”, da Apebe – Associação Pró-Evangélicos do Brasil e Exterior, presidida pelo Pastor Gesiel Oliveira, numa parceria com a Missão Nova Jerusalém, presidia pelo Pastor Jaime Nascimento e apoiada pelo Pastor Job Filho, secretário de missões da Igreja AD – A Pioneira. Foram três dias de intensa programação, que alcançou centenas de famílias, com distribuição cestas básicas, kits de saúde bucal para crianças, roupas, calçados, curso de evangelismo e discipulado, casamento comunitário, batismo nas águas, Santa Ceia, entrega de certificados de batismo etc.
Divulgou o organizador da ação Pastor Gesiel Oliveira: “Entramos em tantos lugares que nem sabíamos os nomes das localidades. (…) A voadeira chegou a encher três palmos de água. Tínhamos de entregar rápido as doações senão a maré, que seca rápido, poderia nos deixar presos lá dentro do igarapé, e só conseguiríamos sair na próxima maré. Foi luta, mas valeu a pena”, arrematou o Pastor Gesiel. Parabéns!