Denso e visceral, esse thriller baseado no livro de Donald Ray Pollock – que também é o narrador dos acontecimentos do filme – destrincha o que há de pior na humanidade, mostrando que o mal está em todo lugar através das situações mais distintas.
A narrativa gira em torno de vários personagens diferentes e é contada em mais de uma linha do tempo para situar o espectador no contexto da história. Cada personagem representa um mal intrínseco à humanidade; um pastor que usa a religião para se aproveitar de mulheres, um serial killer que mata jovens pelo mais puro prazer, um xerife corrupto que faz de tudo para esconder seus podres e preservar sua imagem.
Há uma crítica muito explícita ao fanatismo, a hipocrisia, a desinformação e a ignorância, e o mais intrigante é que apesar de a história se desenrolar entre os anos 50 e 70, os dramas e situações vividos por cada personagem se assemelham muito a fatos atuais. O diretor Antonio Campos delimita com maestria o conceito de mal, abrindo, mesmo em um filme tão cru, a brecha para uma interpretação do próprio espectador sobre o que é, de fato, o mal, e quais personagens são ou não ruins.
O elenco de peso conta com nomes como Tom Holland (Homem Aranha: De Volta ao Lar), Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas), Robert Pattinson (Crepúsculo), Bill Skarsgard (It – A Coisa), etc., e a atuação de cada um é extremamente coerente com a proposta da história, desde o sotaque de que sai incrivelmente natural, até as atitudes mais vis.
‘’O Diabo de Cada Dia’’ é essencialmente um filme sobre o mal, seus preceitos, suas nuances e suas consequências, que com certeza não é para quem tem estômago fraco.
Entre Facas e Segredos
Disponível na Amazon Prime, esse filme brilhante mescla um mistério a la Agatha Christie a uma comédia ácida, que faz seu trabalho de divertir e intrigar de maneira magistral. Indicado ao Oscar de melhor roteiro original, esse jogo de adivinhação é preciso e cômico, e se mantém cativante do começo ao fim.
Tudo começa com o suposto suicídio de Harlan Thrombey (Christopher Plummer), um rico e bem sucedido escritor, cuja família é obcecada por dinheiro. Tudo aponta para um caso comum de suicídio, exceto o fato de que alguém contratou o famoso detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) para investigar a causa da morte. Nenhum suspeito pode ser descartado.
Com um ritmo que se mantém leve e agradável de assistir, apesar do clima de suspense, a história vai, gradualmente, extraindo a verdade de cada um dos que estavam na casa no momento do suposto suicídio, e assim conduzindo o espectador a um final inesperado.
Surpreendente, divertido e imersivo, ‘’Entre Facas e Segredos’’ merece todo reconhecimento.
Vivian Soares