Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Colunista > Gil Reis > O Grande Medo de 2020
ColunistaGil Reis

O Grande Medo de 2020

Gil Reis
Ultima atualização: 23 de agosto de 2020 às 00:10
Por Gil Reis 5 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

O mundo virou um grande teatro de marionetes cujas cordinhas vão sendo puxadas alimentadas por orientações desencontradas ou distorcidas, originando e disseminando, de forma globalizada, o medo mais básico e primário, o medo da morte, aquela figura trágica que habita o imaginário de todos vestida de cores escuras, sem face e de foice em suas mãos. 

Creio que, inevitavelmente, à semelhança do que ocorreu no século passado com a quebra da bolsa americana em 1929, provocando uma enorme crise econômica, que ficou conhecida como “a grande depressão de 1929”, a atual crise de saúde ficará conhecida como “o grande medo de 2020”. 

O mundo inteiro fez, de repente, uma descoberta assustadora e impressionante – o sistema de saúde pública planetário é frágil. No Brasil todos sempre souberam disso, principalmente os desfavorecidos que morreram nas filas por falta de vagas nos hospitais e emergências por dezenas de anos, em períodos que não haviam endemias, epidemias ou pandemias. Longe de mim desmerecer tal preocupação.

Surge então o Covid 19, um vírus que ataca as vias respiratórias para o qual não há medicamentos capazes de combate-lo. Alguém esqueceu de esclarecer que para 99,9% dos vírus ainda não foram descobertos medicamentos. Esqueceram, ainda, de mencionar que em uma virose o tratamento é contra os efeitos colaterais, como em todas as viroses, das doenças oportunistas que acometem um organismo debilitado. Quem ainda não conviveu com um parente diagnosticado como portador de virose? 

O que não houve efetivamente foram campanhas advertindo os de idades mais avançadas para reforçar suas defesas orgânicas, aos possuidores de doenças pré-existentes para aprimorarem o tratamento de tais doenças e a todos que ouçam os médicos, procurem tratamento nos primeiros sintomas de contaminação com os antivirais que serão recomendados e que não são específicos para a atual virose, o que tem suscitado enormes debates científicos sobre a validade ou não. Alguns médicos tem utilizado com sucesso, já existindo inclusive protocolo de tratamento que não deve ser descartado. O povo é sábio quando diz – “no amor e na guerra vale tudo” – estamos em guerra com o Covid. 

Pela primeira vez na história não houve a recomendação para se tratar a doença no início dos sintomas. A OMS além de declarar a pandemia com atraso, somente o fez depois da disseminação descontrolada do vírus e sugeriu, de improviso, o famigerado “lockdown”, com a finalidade de proteger os sistemas públicos de saúde, cujas consequências para a economia e saúde todos conhecem, principalmente a grande massa de desempregados que perdeu a capacidade financeira de adquirir os alimentos ou para se tratar de qualquer tipo de doença e a quebra ainda não aferida de empresas. 

Enquanto essa desgraça de vírus vem ceifando vidas e as economias, alguns grandes grupos financeiros e empresariais internacionais vêm crescendo motivando as mais diversas “teorias conspiratórias”.

Creiam, a humanidade nos próximos séculos irá maldizer a expressão “lockdown”, uma prevenção extremista, baseada na tese que se o cidadão não sair de casa não sofrerá acidente de trânsito, sem nenhum estudo científico mais sério e, salvo engano, não reduziu a mortandade. 

O único lugar onde ouviu-se falar em pesquisa da origem dos contaminados foi no estado de Nova York nos EUA e o resultado foi que 66% das pessoas contaminadas eram oriundas de confinamentos ou isolamentos. Com a abertura dos confinamentos aqueles que se encontravam totalmente isolados, se não houver prevenção adequada, serão contaminados e haverá um aumento nos óbitos. 

Nem tudo é má noticia, pelo menos podemos ficar mais tranquilos que não faltarão recursos para o enfrentamento da crise de saúde. O Brasil na área econômica tem sido um ponto fora da curva, apesar da distribuição dos recursos do tesouro para os desempregados e mais carentes, uma medida correta, a economia continua a crescer. A despeito do tão cantado em prosa e verso “lockdown” ultrapassamos as 100 mil mortes.

Em julho de 2020 a balança comercial brasileira apresentou um superávit de US 8 bilhões, o maior saldo positivo em um mês ao longo de 31 anos, boa parte deste resultado advém das exportações do Agro. No ano a balança comercial apresenta um superávit de 30 bilhões e 300 milhões de dólares. Apesar de toda a crise o Brasil não parou. 

O povo brasileiro é admirável, nada nem ninguém o faz parar de lutar. Entre os Brasileiros se destacam os homens e mulheres do campo produzindo alimentos para que nós e parte dos povos do mundo possamos sobreviver, ajudar os demais e continuar a luta.

O certo é que a humanidade que durante milênios enfrentou e superou todos os tipos de adversidades e não importa o que dizem os pessimistas e pregadores do apocalipse, mais uma vez o fará e ressurgirá das cinzas da atual crise como uma nova “fênix”, com novos planos para o futuro.

 Gil Reis 
É articulista nacional, Advogado, Consultor de Agronegócio, Diretor Acionista de uma Agroindústria e Presidente Executivo de uma Associação Brasileira e Consultor em agronegócio.
 

Você pode gostar também

Enchentes e descaso: o drama da drenagem urbana nos municípios brasileiros

O Brasil inteiro é arte, história e cultura

Claudio Humberto

E nós, depois?

ESCOLHAS

Gil Reis 23 de agosto de 2020 23 de agosto de 2020
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior Especialista em educação financeira destaca dicas para economizar dinheiro
Próximo artigo Símbolos Religiosos, Laicidade e Intolerância Religiosa no Brasil

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
CCJ da Câmara aprova castração química para liberdade condicional de estupradores
Brasil
Partidos da base de Lula vão ao STF para impor nova derrota ao governo
Brasil
Governo pede investigação da PF sobre preços de combustíveis
Brasil
Ativistas de esquerda invadem prédio na Faria Lima por taxa de super-ricos
Brasil
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?