Todas essas mudanças estressantes podem gerar diversos impactos psicológicos nos pequenos, afinal, se as mudanças provocadas pela Covid-19 impactaram na saúde mental dos adultos, por que seria diferente com as crianças?
Potenciais eventos estressores
De acordo de Masten e Gamerzy (1985 apud Poletto, 2008), eventos estressores são acontecimentos de vida que alteram o ambiente e provocam uma tensão que interfere nas respostas emitidas pelos indivíduos. Abaixo, listamos dois potenciais eventos estressores para as crianças no contexto da pandemia:
Interações familiares
A principal medida contra o coronavírus é o isolamento social. No entanto, para algumas crianças, o lar não se configura o local mais seguro e o aumento de tempo de permanência em casa, aliado ao estresse parental por conta das novas demandas após pandemia, podem desencadear tensões, conflitos e situações de violência (BRASIL, 2020).
De acordo a Teoria Bioecológica (BROFENBRENNER, 2011 apud LINHARES, ENUMO, 2020), a família é o primeiro microssistema, ou seja, onde se constrói as relações proximais realizadas face a face entre os cuidadores principais e as crianças em desenvolvimento.
Ambientes familiares com condições adversas, como violência, negligência e dificuldades financeiras, são considerados um “microcontexto caótico”, que diz respeito a atividade frenética, falta de estrutura e escassez crônica de recursos.
Afastamento da escola
Para muitas crianças, a escola é uma importante rede apoio. Com a pandemia, no entanto, elas se viram afastadas desse local de ensino, socialização e, muitas vezes, símbolo de afeto e cuidado, não podendo mais ter contato direto com professores e colegas.
Alguns tiveram a possibilidade de continuar o ano letivo por meio de plataformas virtuais, outros tiveram que interromper totalmente as aulas. Todas essas experiências exigem da criança uma adaptação e compreensão da mudança da rotina.
A escola é o segundo microssistema importante para o desenvolvimento e aprendizagem (BROFENBRENNER, 2011 apud LINHARES, ENUMO, 2020). Levando em consideração a importância do ambiente escolar, é de se esperar que mudanças no funcionamento dessa estrutura possam gerar estresse e ansiedade.
De acordo com Holmes (et al., 2020 apud LINHARES, ENUMO, 2020), o impacto do ensino a distância e da falta de suporte educacional no desenvolvimento da criança devem ser melhor averiguados.
Estresse tóxico
Conforme a Teoria do Ecobiodesenvolvimento, nos ambientes caóticos ocorre o “estresse tóxico”. Esse é um tipo de estresse forte, frequente e com ativação prolongada do organismo e sem mecanismos de proteção que possam reduzir os impactos dos efeitos dos eventos estressores (BRANCO, LINHARES, 2018; SHONKOFF et al., 2012ª apud LINHARES, ENUMO, 2020).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), devem se tomar medidas contra o estresse tóxico a fim de evitar prejuízos a longo prazo. Situações consideradas adversas irão desencadear a reposta fisiológica de elevação dos hormônios do estresse na infância (ex: cortisol e adrenalina), gerando uma sobrecarga no sistema cardiovascular e riscos á construção saudável do cérebro.
Ao experienciar situações de estresse tóxico, as consequências já podem ser observadas a curto prazo, como: irritabilidade, medos, transtorno do sono, piora na imunidade; e a médio e longo prazo: transtornos de ansiedade, atraso no desenvolvimento e depressão.
Como Manter A Saúde Mental Das Crianças E Suas Famílias Na Quarentena
Jogos: além de prazerosos e possibilitar a interação familiar, estes podem estimular funções corticais superiores importantes para o aprendizado global, tais como atenção, memória, funções executivas, afetividade, emoção e percepção. Existe no mercado diversas opções para todas as faixas etárias. Embora a preferência atual seja pelos jogos computadorizados, o resgate de jogos tradicionais pode ser divertido e possibilitar novas experiências às crianças e adolescentes.
Brincadeiras criativas: Massinhas, desenhos, pinturas (com lápis, tinta, giz de cera) e criação de variados jogos simbólicos, com o manuseio de materiais de diferentes texturas, são excelentes para o divertimento e desenvolvimento infantil. Os pais, então, devem abusar dos mesmos.
Leitura prazerosa: Estimular o hábito de leitura é tarefa dos pais. No entanto, atenção especial deve ser dada ao nível de dificuldade, faixa etária e etapa de escolarização dos filhos. Ressalta-se que, para que seja prazerosa, o leitor deve ter participação ativa na escolha do livro.
Cozinhar em família: além de divertido e introduzir conceitos relativos à responsabilidade no universo familiar, aprender e/ou auxiliar os pais a cozinharem estimula habilidades variadas relativas à leitura, interpretação de texto e aquisição de conceitos matemáticos. Nesse sentido, devem ser sempre estimuladas.
Filmes, vídeos e séries: este é sem dúvida um dos passatempos preferidos de crianças e adolescentes. Os pais, no entanto, devem monitorar este tipo de atividade, atentando-se para o tempo dispendido à mesma e para o tipo de produção que os filhos estão assistindo.
Atividades ao ar livre: pelo menos uma vez ao dia deve se oportunizar o desenvolvimento de atividades motoras ao ar livre, tais como andar de bicicleta, correr, saltar, caminhar, etc. Tão importante quanto atividades cognitivas direcionadas, estas são de extrema importância para o desenvolvimento da criança e do adolescente.
Por fim, é importante ter em mente que, se o momento atual é estressante para os adultos, é ainda mais difícil para crianças e adolescentes. Como seu sistema cognitivo e emocional não está plenamente desenvolvido, a maneira pela qual enfrentarão o problema dependerá em grande parte da conduta e manejo dos pais. A depender do tempo e da extensão do isolamento social, conflitos variados no contexto familiar podem surgir. Paciência e clareza de pensamento certamente auxiliarão os pais a contornarem as situações difíceis. Se necessário, deve-se procurar auxílio junto aos profissionais da saúde e educação, que lidam com a problemática da infância e adolescência.
https://www.sanarmed.com/o-impacto-da-pandemia-na-saude-mental-das-criancas
https://www.abenepi.org.br/2020/03/como-manter-a-saude-mental-das-criancas-e-suas-familias-na-quarentena/