Na eleição e posse de Acácio Favacho esteve presente a fina flor da cúpula do partido, deixando claro que sua gestão tem o respaldo integral do Diretório Nacional e de suas mais expressivas lideranças. Pelo que representa o Amapá em termos de fatia eleitoral, Acácio Favacho demonstrou força e liderança nacional, afinal no camarote do evento esteve o Presidente Nacional do Partido, Baleia Rossi, o Ministro Jader Filho (videoconferência), Deputados José Priante (PA), Isnaldo Bulhões (AL) e o Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha. Esse staff fala por si só do poder de articulação do novo mandatário do partido no Estado do Amapá.
Baleia Rossi, presidente nacional do partido, chegou a dizer que o Deputado Acácio Favacho, é, hoje, um dos mais influentes e brilhantes deputado com assento na Câmara Federal pelo seu diuturno empenho na aprovação das pautas de interesse do Brasil. Essa afirmação revela que o Estado do Amapá vive um momento de protagonismo parlamentar que supera em muito diversas bancadas de tradição na política brasileira. Isnaldo Bulhões, também, de forma incisiva, pontuou que o novo presidente do MDB/AP é, atualmente, uma das figuras políticas de maior trânsito no parlamento, capaz de conduzir à aprovação pautas polêmicas e de grande interesse nacional.
De tudo que ficou do evento, a maior ativo do novo presidente do MDB/AP, foi o reconhecimento sincero de seus pares de que atualmente é uma das mais expressivas lideranças da política nacional. E não foi um adorno retórico ou impulso discursivo momentâneo. Todas as declarações vieram contextualizadas em ações parlamentares de Acácio Favacho que alicerçaram o reconhecimento público de seu trabalho. Acácio prometeu um MDB/AP protagonista e alinhado com os superiores interesse do povo do Amapá. A expectativa é de que Acácio Favacho, no seu novo desafio, aproveite essa boa fase em que se reveste de liderança nacional para, como dizia Ulysses Guimarães, figura histórica do partido, “fazer do mandato, sem transigir, um instrumento de aprimoramento da democracia e de bem-estar do povo”. A sorte está lançada!