Os três sobreviventes da queda de um helicóptero, na Região do Parque do Tumucumaque, no Amapá, que estavam desaparecidos há três dias, foram resgatados na tarde deste sábado, 19, pelas equipes de salvamento da força-tarefa montada pelos governos do Amapá e Pará.
O piloto, Josilei Albino de Freitas, 51 anos; o engenheiro, José Francisco Pereira, 67 anos; e o mecânico, Gabriel Assis, 35 anos, tripulantes da aeronave que prestava serviços para o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e Funai, que caiu na mata fechada, na última quarta-feira, 16, foram localizados próximo ao Rio Iratapuru, cerca de 70 quilômetros do município de Pedra Branca do Amapá.
“Obrigado por todo o apoio, a todos que não desistiram, por toda a gentileza e presteza dos órgãos do Governo local [Amapá], da Força Aérea, e dos grupos de resgate aéreos do Amapá e do Pará, que a gente conseguiu contato e graças a Deus, e ao treinamento, conseguimos ter todo mundo com vida, pousar um helicóptero com pane é complicado, numa selva dessa ainda mais difícil, mas estão todos com vida e bem de saúde”, agradeceu o piloto e ex-militar Josilei Freitas.
Os tripulantes desembarcaram no aeroporto internacional de Macapá, por volta das 14h30 e foram encaminhados para o Hospital de Emergência (HE) de Macapá.
Os três sobreviventes estão internados em observação e egundo o boletim médico divulgado, na noite deste sábado, 19, pelo hospital, nenhum dos pacientes apresentou qualquer fratura, mas todos estão com quadros de moderado a leve de desidratação.
Desaparecimento
De acordo com a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, a equipe fazia inspeção de pistas de pouso na região do Parque do Tumucumaque e áreas indígenas, e decolou do polo base Bona, na aldeia Maritepu, às 12h e deveria ter chegado em Macapá às 14h da última quarta-feira.