Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Bem Estar > One Health: a tendência que promove a saúde coletiva
Bem Estar

One Health: a tendência que promove a saúde coletiva

Redação
Ultima atualização: 22 de dezembro de 2023 às 13:48
Por Redação 5 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

Como a integração entre humanos e animais afeta a rotina? Com a pandemia esse assunto ficou ainda em mais evidência, tendo em vista que o novo Coronavírus surgiu através do contato de pessoas com animais selvagens em “mercados molhados”.

De acordo com um estudo do Instituto de Zoologia da Grã-Bretanha e da Escola de Saúde Pública de Hanói, do Vietnã, cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças originadas em animais.

E dentro desse cenário o conceito de One Healtht (saúde coletiva ou saúde única em português) pode ser de grande ajuda. Ele diz respeito à integração entre a saúde animal, meio ambiente e saúde humana. Para isso, são desenvolvidas ações e políticas de prevenção e combate a enfermidades.

Atualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), 60% das doenças infeciosas humanas são zoonoses. Além disso, 75% dos agentes de doenças infeciosas no homem são de origem animal.

Anualmente, pelo menos três novas doenças surgem tendo origem animal.

Logo, a manutenção do equilíbrio entre saúde animal, saúde humana e meio ambiente se torna indispensável, tendo em vista a interferência que as zoonoses podem gerar em todo o mundo.

Como o One Health pode ser aplicado nas empresas?

Atualmente diferentes empresas, desde os produtores de animais de corte aos mais variados segmentos que envolvem a criação e convivência habitual com animai, possuem políticas de One Health. É o caso, por exemplo, do Treville Kennel, localizado em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba (PR).

O criadouro, que é referência nacional no ramo, atualmente mantém diferentes ações para incentivar a integração saudável entre humanos e animais, incluindo os habitantes da fauna da região. Dentre elas estão: controle e destinação correta resíduos provenientes da criação; captação da própria água, rigoroso controle zoossanitário para que, além da saúde plena dos animais, o contato com os seres humanos seja seguro e saudável. A convivência em harmonia com a fauna local respeitando os limites dos nichos de cada espécie nativa.

Além disso, recentemente foi implementado um sistema de compostagem juntamente com a capacitação de colaboradores para que o destino das fezes dos animais deixe de ser descartada e possa ser reciclada.

“Com a composteira reciclamos uma coisa que nós mesmos produzimos aqui dentro. Nós coletamos e tratamos esses resíduos e posteriormente utilizamos esse composto na parte de jardinagem do canil”, explica Tatiane Moreno, Zootecnista que atua na elaboração e aplicação de políticas de One Health no Treville.

Através do sistema de compostagem é possível garantir a destinação correta desses resíduos. Todo o ciclo desses materiais fica dentro do espaço do canil, e as etapas são feitas de modo a garantir mais segurança para as pessoas que atuam no local, os pets e a própria fauna.

“A gente precisa pensar nas três coisas: na saúde das pessoas, na saúde dos animais e no impacto no meio ambiente. A saúde única trabalha com foco nesses três aspectos”, complementa Tatiane.

Hoje o criadouro garante não apenas a saúde dos próprios animais, como faz o controle de zoonoses da fauna local através de ações amigáveis ao meio ambiente. É o caso, por exemplo, do pomar que fica na propriedade.

Ele alimenta os pássaros da região, que, por sua vez, fazem o controle de insetos e pragas. Inclusive, atualmente o canil já não possui problemas com carrapatos e outras zoonoses. Como focos de mosquitos transmissores de Zica, Leishmaniose e outras doenças que podem ser levadas aos seres humanos tendo o cão como vetor temporário.

Outra preocupação é com a Brucelose, doença bacteriana, que além de esterilizar reprodutores, pode ser transmitida ao ser humano trazendo inúmeros problemas inclusive para gestantes. Para isso o criadouro conta com um rigoroso sistema de controle sanitário com visitações restritas, tapetes para desinfecção de visitantes e uma área de quarentena com exames para qualquer cão que volte de eventos ou exposições.

Essas e outras ações do Treville Kennel podem ser acompanhadas diariamente no Instagram @TrevilleKennel.

Pandemia mostra a importância da saúde coletiva

Em 2020 o mundo viu como o controle de zoonoses, que faz parte do conceito de One Health, tem sua relevância. Até o momento, quase 2 milhões de pessoas vieram a óbito por conta da doença.

Em entrevista para o portal VivaBem, o professor Marcos Jank, especialista em Agronegócio Global e titular da cátedra Luiz de Queiroz da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo) salienta que o controle de zoonoses deve ser uma preocupação constante.

“Assim como a mudança climática é um problema global, acredito que a Covid-19 vai deixar claro que a questão da saúde humana e animal é uma prioridade para a humanidade que, atualmente, se vê extremamente frágil com a eclosão de um vírus”, ressalta Jank.

Isso mostra que a saúde única deve ser uma preocupação não apenas da administração pública, mas também das empresas e dos próprios consumidores.

 

Você pode gostar também

Alerta nacional: Brasil enfrenta aumento de casos graves de gripe

Pacientes registram 28% de perda de peso com dose mais alta de Wegovy

Como o excesso de telas impacta a aprendizagem de jovens no Brasil

Fibromialgia afeta milhões de brasileiros e ainda enfrenta preconceito

Sentir frio ou calor em excesso denuncia essas alterações hormonais

Redação 22 de dezembro de 2023 17 de janeiro de 2021
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior No dia D na hora H
Próximo artigo Saúde mental de professores durante pandemia gera preocupação

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Deputado envolvido em lavagem de dinheiro comete outro ilícito e pode ser cassado
Brasil
Galvão Bueno é internado em São Paulo e passa por cirurgia
Fofocas e Famosos
Justiça da Itália anula decisão sobre extradição de Zambelli
Internacional
Turista morre após cair em desfiladeiro durante trilha para Machu Picchu
Mundo
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2025. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?