Na manhã desta quarta-feira (29), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Polícia Civil e o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), com apoio da Polícia Militar (PM-AP), deflagraram a Operação Bessa para enfrentamento a grupos criminosos no Amapá.
Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, com 13 prisões em flagrante, apreensão de 7 armas de fogo, 95 munições de diversos calibres, quantia em dinheiro no valor de R$ 3,1 mil, além de 26 porções de cocaína, 2 de maconha e 43 de crack. A ação contou com 150 agentes de segurança e aconteceu em vários bairros de Macapá e dentro do Iapen, com revista nos pavilhões.
Também houve a apreensão de 8 celulares e de materiais usados para o embalo e comercialização dos entorpecentes. Todas as apreensões, segundo a Sejusp, serão utilizadas em investigações futuras para que novas intervenções sejam feitas contra as ações criminosas no estado.
O nome da operação é uma homenagem ao policial civil Guaraci Almeida Bessa, profissional atuante no combate ao crime no Amapá, que faleceu no início desta semana.
Dentro da penitenciária, participaram 24 policiais penais, alunos do Curso de Formação e membros do Grupo Tático Prisional (GTP), além do Canil da Polícia Militar. Os materiais apreendidos serão encaminhados para o Núcleo Disciplinar para que apure a conduta dos internos e também para a Polícia Civil, para que prossiga com as investigações.

