A 26ª edição da Operação Gota no Amapá teve o maior resultado em 3 anos. Ao todo, foram imunizadas com todas as vacinas do calendário 759 pessoas. Em 2017 e 2018 cerca de 500 pessoas foram atendidas em cada ano.
   
A iniciativa do Ministério da Saúde é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) no estado e contou com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e equipes das prefeituras.
   
O objetivo da força-tarefa é levar vacinas e atendimentos de saúde a comunidades indígenas, ribeirinhas e rurais, que ficam em áreas de difícil acesso. Em 2019, a ação percorreu os municípios de Oiapoque, Amapá e Pedra Branca do Amapari.
   
Confira abaixo os resultados:
   
 
 
 Segundo o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, a ampliação do trabalho e as parcerias foram fundamentais para atender comunidades como de Vila Brasil, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, e as indígenas Waiãpi e Mariry.
   
“Com a ajuda dos militares da FAB, conseguimos levar as vacinas que disponibilizamos e os vacinadores. É um esforço que nos enche de orgulho, pois promovemos saúde e cidadania em áreas de difícil acesso”, disse.
   
Para 2020, a proposta é ampliar a Operação Gota com a atuação em outras regiões do Amapá. Comunidades dos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no sul do estado, devem receber a ação.
   
 
 

 
			
 
			 
                                 
                             
 
		 
		 
		 
		